CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agronegócio registra alta de 0,5% no PIB do segundo trimestre do ano

Aumento, apesar de ligeiro, está relacionado ao menor peso da safra da soja e ao ganho de peso da safra de café
agronegócio PIB
Aumento, apesar de ligeiro, está relacionado ao menor peso da safra da soja e ao ganho de peso da safra de café

Aumento, apesar de ligeiro, está relacionado ao menor peso da safra da soja e ao ganho de peso da safra de café

Agronegócio mostra crescimento apesar de desafios climáticos

Mesmo com as dificuldades impostas pelas chuvas irregulares e os impactos em algumas safras, o agronegócio brasileiro apresentou resultados positivos no segundo trimestre do ano. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, a agropecuária, que havia registrado queda de 0,9% no trimestre anterior, cresceu 0,5% neste período.

Café e pecuária impulsionam resultados

Esse leve aumento é atribuído principalmente à melhora na safra cafeeira, com projeção de crescimento de 0,5% em relação ao ano passado, compensando a queda na produção de soja. Apesar de culturas como arroz e milho não terem apresentado bons resultados, o desempenho positivo do café e a contribuição significativa da pecuária foram determinantes para o resultado final. A produção de bovinos, em especial, superou o desempenho fraco da produção de leite, contribuindo para o crescimento do setor.

Exportações de carne bovina impulsionam PIB

Outro fator relevante para o bom desempenho do agronegócio no PIB foi o aumento expressivo nas exportações de carne bovina. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), houve um crescimento de quase 50% na receita com exportações, demonstrando a força do setor no mercado internacional.

O agronegócio brasileiro demonstra resiliência, superando desafios climáticos e obtendo resultados positivos no segundo trimestre. A combinação de fatores como a recuperação da safra cafeeira, o bom desempenho da pecuária e o aumento expressivo das exportações de carne bovina contribuíram para um cenário positivo, apesar das dificuldades enfrentadas em algumas culturas. A perspectiva para os próximos meses dependerá, em grande parte, da regularização das chuvas e do comportamento dos mercados internacionais.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.