Levantamento foi feito pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV); ouça o ‘Giro do Agro’ desta sexta-feira (20)
Agropecuária Brasileira: Um Segmento à Parte
Um estudo recente do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que a agropecuária foi o único setor da economia brasileira a apresentar crescimento de produtividade do trabalho entre 1995 e 2021, com média de 5,6% ao ano. De acordo com o pesquisador Fernando Veloso, da FGV, esse desempenho se deve à inserção do setor na economia internacional, com altas taxas de exportação e importação de máquinas, além da adoção de tecnologias no processo produtivo, fatores que o diferenciam da indústria e dos serviços.
Desafios e Oportunidades
Apesar do sucesso, o estudo aponta que a agropecuária representa menos de 20% dos empregos no Brasil, enquanto 70% estão concentrados nos setores de serviços e indústria. Apesar de desafios como o sistema tributário complexo, baixa educação e problemas de infraestrutura, o setor tem se mostrado resiliente, expandindo suas atividades para o exterior e investindo em tecnologia para aumentar a produtividade, algo que a indústria ainda enfrenta dificuldades em replicar.
Geração de Empregos e Perspectivas Futuras
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) indicam que o setor agropecuário abriu mais de 150 mil vagas de trabalho em 2022. Mesmo com os desafios enfrentados pelos produtores rurais, como a alta dos preços de insumos e as perdas causadas por mudanças climáticas, o agro se mantém como o setor com maior geração de empregos nos últimos 10 anos. Um relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (Cepea) aponta que quase 19 milhões de pessoas estão empregadas no setor, representando 20% da população ocupada no Brasil, com recuperação de postos de trabalho perdidos durante a pandemia.
Leia também
O setor agropecuário demonstra capacidade de crescimento e geração de empregos, mesmo diante de adversidades. Sua inserção no mercado internacional e a adoção de novas tecnologias são fatores cruciais para o seu sucesso. A contínua busca por inovação e a superação dos desafios estruturais do país são imprescindíveis para a manutenção desse crescimento.