CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Água de córrego da Via Norte recupera coloração normal após contaminação

Cor da água do Retiro Saudoso ficou vermelha nesta segunda-feira (27)
Contaminação água córrego
Cor da água do Retiro Saudoso ficou vermelha nesta segunda-feira (27)

Cor da água do Retiro Saudoso ficou vermelha nesta segunda-feira (27)

Nesta terça-feira, a situação do Córrego Ribeirão Preto, que na segunda-feira amanheceu com a água completamente vermelha, parece estar mais tranquila. A coloração avermelhada, que chamou a atenção de moradores e foi registrada em vídeos, desapareceu. Repórteres foram até o local e constataram a mudança na coloração da água.

Investigação em Andamento

Equipes da agência do Departamento de Água e Esgoto (DAESP) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) estiveram no local na segunda-feira para investigar a causa da alteração na cor da água. A CETESB, em nota, informou não ter conseguido identificar a substância responsável pela coloração vermelha e anunciou uma nova vistoria para esta terça-feira. A reportagem aguarda o posicionamento da CETESB sobre os resultados desta nova inspeção.

Responsabilidades e Impactos Ambientais

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informou que a responsabilidade pela apuração do incidente é da CETESB. No entanto, especialistas argumentam que a Prefeitura também tem um papel importante, especialmente considerando a possibilidade de despejo em águas de drenagem. Marcelo Marini Pereira de Souza, professor de política ambiental na USP de Ribeirão Preto e presidente da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto Ambiental, destaca o contexto de desmantelamento de órgãos ambientais em âmbito nacional, o que impacta a eficácia das investigações e a aplicação de sanções. Ele aponta a necessidade de uma ação conjunta da sociedade, dos técnicos e dos órgãos ambientais para garantir a proteção do meio ambiente.

A população local demonstra preocupação com a falta de informações e a demora na identificação dos responsáveis pelo incidente. A urgência em apurar o ocorrido e responsabilizar os culpados é crucial para evitar novos eventos semelhantes e reforçar a importância da preservação ambiental. A reportagem continuará acompanhando o caso e trará novas informações assim que disponíveis.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.