CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Água suja causa diarreia e vômito a moradores do Parque Ribeirão

Problema foi constatado no bairro há uma semana; em uma das casas, análise comprovou a presença de fezes
água suja diarreia
Problema foi constatado no bairro há uma semana; em uma das casas, análise comprovou a presença de fezes

Problema foi constatado no bairro há uma semana; em uma das casas, análise comprovou a presença de fezes

Água contaminada causa problemas de saúde e transtornos para moradores do Parque Ribeirão

Água imprópria para consumo

No último sábado, moradores das ruas Pedreira de Freitas e Lúcio de Mendonça, no Parque Ribeirão, zona oeste de Ribeirão Preto, se depararam com água escura e de cheiro forte saindo de suas torneiras. Pelo menos cinco famílias foram afetadas. A comerciante Rosangela dos Reis e sua família passaram mal com diarreia e problemas estomacais, sendo obrigadas a comprar água potável. Rosangela relata que havia reclamado na semana anterior à ERPE (autarquia responsável pelo abastecimento de água), que atribuiu o odor forte ao tratamento com cloro. A dona de casa Josiane Galan Cantalisso teve situação semelhante, com sua família sofrendo diarreia e vômitos após o consumo da água contaminada. A ERPE recolheu amostras, e a análise confirmou a contaminação fecal, conforme relatado por Josiane.

Consequências e falta de suporte

Além dos problemas de saúde, as famílias tiveram gastos extras com remédios e a troca de filtros de purificadores. Josiane lamenta a falta de apoio da ERPE, que se recusou a fornecer o laudo da análise da água. A situação, aparentemente, normalizou-se na manhã de quinta-feira, mas o receio permanece, e as famílias continuam comprando água em galões. A ERPE não enviou caminhão-pipa para auxiliar no abastecimento.

Falta d’água e falta de respostas

Para agravar a situação, o bairro também enfrenta problemas com a falta de água, conforme relato da vendedora Adriana Rodrigues de Almeida. A falta de água é recorrente, principalmente na Rua Júlio Ribeiro, onde a pressão da água é insuficiente para abastecer os imóveis. A reportagem entrou em contato com a ERPE para obter esclarecimentos, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.

A situação expõe a vulnerabilidade dos moradores do Parque Ribeirão frente a problemas no abastecimento de água, evidenciando a necessidade de respostas efetivas e transparentes por parte da ERPE, garantindo o acesso à água potável e o suporte necessário às famílias afetadas.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.