CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dos ovos… empresários abusam da criatividade para impulsionar as vendas de Páscoa

Brigadeiros, brownies, brinquedos... estratégia é abrir o leque para atingir outros públicos e maximizar o faturamento
vendas de Páscoa
Brigadeiros, brownies, brinquedos... estratégia é abrir o leque para atingir outros públicos e maximizar o faturamento

Brigadeiros, brownies, brinquedos… estratégia é abrir o leque para atingir outros públicos e maximizar o faturamento

O aumento no preço do chocolate impactou os confeiteiros, mas não diminuiu a criatividade nem o entusiasmo para a Páscoa. Em Ribeirão Preto, a procura por ovos de Páscoa artesanais continua alta, e os empreendedores estão encontrando maneiras de atender à demanda e ao orçamento dos clientes.

Adaptação ao novo cenário

Com o aumento significativo no preço do chocolate, chegando a 60-65 reais o quilo para chocolates nobres (contra 35-40 reais no ano anterior), confeiteiros como Felipe Araújo e sua irmã Jonaína, que trabalham com ovos artesanais desde 2018, tiveram que se adaptar. Apesar do susto com o aumento das matérias-primas, eles mantiveram a qualidade dos produtos e buscaram alternativas para manter a lucratividade, como a inclusão do pagamento por crédito e uma redução em alguns custos.

Novas estratégias e diversificação

Para driblar os preços elevados do chocolate, alguns confeiteiros estão diversificando seus produtos. Paulo César de Oliveira, por exemplo, além dos tradicionais ovos de colher, aposta em opções mais acessíveis como brownies, caixas de brigadeiros e bombons, garantindo que haja opções para todos os bolsos. A estratégia de oferecer lembrancinhas mais em conta, além dos ovos, atende à realidade financeira de muitos consumidores no fim do mês.

O diferencial do artesanal

Apesar da concorrência com os ovos de Páscoa industrializados, os ovos artesanais mantêm seu apelo. O diferencial está no cuidado manual, na personalização e na afetividade envolvida em cada peça. A produção artesanal, além do custo-benefício, oferece um produto único, feito com carinho e pensado especialmente para o cliente, criando uma experiência mais significativa do que a compra de um produto pronto em supermercados. As estimativas de mercado apontam para uma produção de ovos e itens de Páscoa superior a 12.12 mil toneladas em 2024, um aumento de 15% em relação a 2023, mostrando a força desse mercado.

O aumento no preço do chocolate impulsiona a procura por cursos de confeitaria, como os oferecidos pela Harald, que registram alta demanda. A empresa oferece cursos gratuitos em diversas cidades do Brasil, capacitando pessoas a produzirem seus próprios ovos de Páscoa e a ingressarem nesse mercado promissor. Com criatividade e adaptação, os confeiteiros encontram formas de oferecer produtos saborosos e acessíveis, garantindo uma Páscoa doce e especial para todos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.