Confira a importância de práticas que ajudem a reduzir o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho
Hoje é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, data que serve como alerta para empregados, empregadores e sociedade sobre a importância da redução de acidentes e doenças ocupacionais.
Custos dos Acidentes de Trabalho
Dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, mantido pelo Ministério Público do Trabalho, apontam que entre 2021 e 2022, os acidentes de trabalho geraram custos superiores a R$ 120 trilhões, afetando mais de 6.300.000 trabalhadores e resultando em cerca de 259.000 mortes. Em 2022, foram registrados mais de 570.000 acidentes (aumento de 28% em relação a 2021) e 2.487.000 mortes (alta de 33% em relação a 2020). Esses números podem ser ainda maiores, considerando a subnotificação.
Causas e Prevenção
Em entrevista à CBN, o Dr. Gustavo Tadeu Sanches, diretor da Sociedade Brasileira de Traumato-Ortopedia, destaca o aumento dos acidentes de trabalho, mesmo com a redução durante a pandemia. Ele aponta a crescente informalidade do mercado de trabalho como um fator crucial, pois a falta de regulamentação e fiscalização contribui para a subnotificação e a negligência em medidas preventivas. Todos os setores estão sujeitos a acidentes, embora ambientes como indústria e construção civil apresentem riscos naturalmente maiores. A falta de equipamentos de segurança e a insuficiência de informação são fatores determinantes, principalmente em acidentes graves. O Dr. Sanches enfatiza a importância da educação continuada e da conscientização, tanto por parte dos empregadores (cumprimento da legislação trabalhista) quanto dos trabalhadores (uso adequado de equipamentos e procedimentos).
Leia também
A Importância da Conscientização
A prevenção de acidentes de trabalho requer esforços conjuntos. A cultura da prevenção deve ser internalizada, combatendo a ideia de que acidentes acontecem apenas com os outros. Campanhas de conscientização, assim como a legislação trabalhista, são fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. A repetição de informações e treinamentos regulares são cruciais para reforçar boas práticas e minimizar riscos.



