CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alesp apresenta relatório final da CPI da Merenda

Documento apresenta 20 responsáveis pelas fraudes que envolveram a COAF, de Bebedouro
CPI da Merenda
Documento apresenta 20 responsáveis pelas fraudes que envolveram a COAF, de Bebedouro

Documento apresenta 20 responsáveis pelas fraudes que envolveram a COAF, de Bebedouro

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Merenda concluiu seu trabalho após 199 páginas de investigação, apontando 20 nomes envolvidos em um esquema de cartel entre a Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar de Bebedouro) e a Coagro Sol de Itápolis. Apesar de citados durante as oitivas, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Fernando Capes, e o ex-secretário da Educação, Hermann Wulvert, não foram incluídos na lista dos 20 responsabilizados.

Nomes envolvidos no esquema

Entre os 20 nomes citados no relatório final, estão o presidente da Coaf, Cássio Chebab; Luiz Roberto dos Santos, ex-chefe de gabinete da Casa Civil do Governo Geraldo Alckmin; e dois funcionários da Assembleia Legislativa, Jeter Rodrigues Pereira e José Merivaldo dos Santos. O relatório destaca a formação de cartel entre as duas cooperativas, resultando em prejuízos aos agricultores familiares.

Limitações da investigação

De acordo com o deputado Estevan Galvão, relator da CPI, o tempo foi insuficiente para uma investigação mais aprofundada sobre os contratos com cada prefeitura envolvendo a Coaf e a Coagro. A CPI não conseguiu apurar as ações nas prefeituras, o que será alvo de uma próxima investigação. Apesar disso, o relator afirma que não houve prejuízo aos cofres públicos, pois os produtos foram entregues.

Reações e próximos passos

A oposição não conseguiu prorrogar a CPI para ouvir mais testemunhas e apresentará um relatório paralelo. O deputado Alencar Santana, integrante da CPI, ressalta a necessidade de investigar deputados mencionados durante a investigação, mas que não foram ouvidos. Fernando Capes afirmou que só se manifestará após a votação do relatório, enquanto a defesa de Jeter Rodrigues Pereira alegou não ter acesso aos documentos. A reportagem não conseguiu contato com os advogados de Hermann Wulvert, Cássio Chebab, Luiz Roberto dos Santos e José Merivaldo dos Santos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.