CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alessandra Freire faz show e participa de debate na USP Ribeirão

Show 'Todas as Mulheres da Música' será ás 18h, no Espaço de Eventos da Faculdade de Medicina; debate será em seguida
show Alessandra Freire
Show 'Todas as Mulheres da Música' será ás 18h, no Espaço de Eventos da Faculdade de Medicina; debate será em seguida

Show ‘Todas as Mulheres da Música’ será ás 18h, no Espaço de Eventos da Faculdade de Medicina; debate será em seguida

Nesta quarta-feira, a cantora Alessandra Freire apresenta o show “Todas as Mulheres da Música”, um repertório de canções brasileiras que homenageiam mulheres. Em entrevista à CBN, a artista detalhou a seleção musical e o debate que seguirá a apresentação.

A Curadoria Musical

A escolha das músicas para o show, segundo Alessandra, foi um processo cuidadoso. O repertório, que já existe há algum tempo, é constantemente revisado, adicionando e removendo canções de um universo vasto de músicas brasileiras com nomes de mulheres. A seleção para esta apresentação especial considerou o debate que a seguirá, focando na representação feminina na música brasileira.

A Representação da Mulher na Música Brasileira

Alessandra explica que a seleção musical busca refletir como a mulher é retratada na música brasileira, abordando diferentes perspectivas: da submissão à idolatria, do amor platônico à independência. A artista destaca a importância de prestar atenção às letras, muitas vezes repletas de mensagens sutis sobre a visão da mulher na sociedade. A cantora cita exemplos como a música “Marina”, apontando o machismo e a possessão presentes na letra, contrastando com a busca por canções que representem a mulher em seu empoderamento e busca por um mundo melhor.

Debate e Reflexão

Após o show, Alessandra participará de um debate com a jornalista Fernanda Santos na USP, discutindo a representação da mulher na música e na sociedade brasileira. A conversa pretende instigar a reflexão sobre a evolução (ou falta dela) na forma como as mulheres são retratadas ao longo do tempo, questionando se houve uma verdadeira mudança na perspectiva masculina sobre a figura feminina nas composições musicais. O evento, aberto ao público e gratuito, acontece no espaço de eventos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, a partir das 18h.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.