Pasta visa articular relações do Poder Executivo com o Poder Legislativo e com a sociedade; ouça e saiba mais
Durante a semana, a CBN tem entrevistado membros do novo secretariado do prefeito Ricardo Silva. Nesta edição, Alessandro Maraca, secretário da Casa Civil,, Alessandro Maraca, do MDB, que assumirá o cargo de vice-prefeito e secretário da Casa Civil, respondeu a perguntas dos ouvintes e falou sobre os desafios da nova gestão.
Reformas nas escolas e desafios da educação
Maraca destacou que, embora a Secretaria da Casa Civil não seja diretamente responsável pela educação, atua de forma transversal com todas as pastas. Ele mencionou que o secretário Valdir, da Educação, já enfrenta desafios como a redução do cargo horário dos professores. Durante o processo de transição, foram registradas pelo menos 14 denúncias relacionadas a problemas estruturais nas escolas, como infiltrações causadas por chuvas. O secretário de Educação solicitou um levantamento detalhado dos problemas para buscar soluções.
Infraestrutura e ações integradas: O secretário ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias para resolver problemas de infraestrutura viária e urbana em Ribeirão Preto. Citou ações rápidas, como a limpeza de um local na zona sul da cidade que era usado como lixão, e a presença constante da Guarda Municipal para garantir a ordem e o cumprimento das leis. A secretária Juliana Ogau, com experiência na capital, tem contribuído para respostas ágeis da administração.
Funções da Casa Civil e articulação política: Maraca explicou que a Secretaria da Casa Civil supervisiona e apoia a execução de programas, parcerias e investimentos, além de manter diálogo constante com o poder legislativo municipal. Até o momento, 21 dos 22 vereadores já foram recebidos para ouvir demandas da população. A secretaria também atua na busca de recursos junto ao Ministério das Cidades e outras esferas governamentais para obras importantes, como a criação das vias Leste e Oeste, que visam melhorar o trânsito na cidade.
Recursos e projetos para habitação e desenvolvimento: O prefeito Ricardo Silva tem mantido contatos com deputados federais e estaduais para garantir emendas parlamentares destinadas a projetos de moradia e infraestrutura. A criação da Secretaria de Habitação está prevista para facilitar a captação de recursos federais, especialmente para programas de moradias populares (faixa 1) e para a classe média. Além disso, há esforços para implementar o projeto Caminhos do Café, que envolve recuperação de vias, patrimônio histórico e construção de moradias.
Informações adicionais
Maraca ressaltou que o orçamento atual da cidade apresenta limitações, com déficits nas secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, o que restringe investimentos próprios no primeiro ano. Por isso, a busca por recursos externos é fundamental para viabilizar os projetos da nova gestão.



