Expectativa é que Alexandre Jesus ou Toró sejam improvisados na função; Pedro Severino pode ser relacionado
O Botafogo de Ribeirão Preto encerrou na manhã desta terça-feira a preparação para o próximo compromisso pela Série B do Campeonato Brasileiro e já se prepara para viagem. A delegação seguirá inicialmente para São Paulo, Alex Sandro tem lesão constatada e Botafogo-SP não terá centroavante contra o Ceará, de onde partirá para Fortaleza, onde ficará concentrada em hotel na cidade. A equipe enfrenta o Ceará na quinta-feira, em partida válida pela competição.
Durante o treinamento realizado na manhã na cidade, o técnico Paulo Gomes confirmou novas baixas para o confronto. A principal ausência será o centroavante Alexandre, que sofreu uma lesão considerada grave no segundo tempo da última partida contra o Brusque. A lesão ainda está sendo avaliada, mas há a possibilidade de o jogador ficar cerca de um mês afastado dos gramados, o que o impede de atuar na próxima rodada.
Além de Alexandre, o atacante Chapo também está fora dos próximos jogos após sofrer um trauma na cabeça que resultou em oito pontos no local. O lateral Alisson, que passou por cirurgia no braço recentemente, já recebeu alta médica, mas ainda deve ficar afastado por um período considerável devido à recuperação da fratura no antebraço. O volante Thales, que poderia ser uma alternativa para a posição de centroavante, também está lesionado e deve retornar em breve após artroscopia no joelho, procedimento realizado há cerca de um mês.
Com a saída de Leandro Pereira, que foi dispensado recentemente, e a lesão de Alexandre, o Botafogo fica com poucas opções para a função de centroavante. O técnico Paulo Gomes poderá contar com jogadores como Alexandre Jesus, Toró e Pedro Severino, este último destaque da equipe sub-20, que vem sendo preparado para integrar o elenco principal. Pedro Severino tem se destacado na Copa Paulista, onde marcou dois gols, e pode ser uma das novidades entre os relacionados para a partida contra o Ceará. Outro jovem que treinou com o grupo foi Eric, que também pode ser aproveitado.
O lateral esquerdo Jean-Vitor, que completou 100 jogos pelo Botafogo na última rodada contra o Brusque, concedeu entrevista na manhã desta terça-feira. Ele destacou a importância de permanecer no clube mesmo após receber propostas de outras equipes, como o Vasco da Gama, no ano passado. Jean-Vitor afirmou que está feliz no Botafogo e na cidade, e que seu foco atual é ajudar o time a melhorar a campanha na Série B.
“Tudo valeu a pena, eu sou muito feliz aqui. Depois do Paulistão de 2022, apareceram algumas propostas, mas sempre fiquei focado no clube. Todos me deram o maior incentivo para continuar escrevendo essa história. Sou feliz aqui e espero continuar evoluindo para ajudar o Botafogo”, afirmou o jogador.
Jean-Vitor tem contrato com o Botafogo até dezembro de 2023, mas até o momento não houve contato para renovação. O jogador entende que o momento é de concentração na campanha da equipe, que atualmente está na zona de rebaixamento após cinco jogos sem vitória.
“A cobrança sempre existe no futebol. Estamos preparados para fazer o melhor. A diferença de pontos é pequena, duas vitórias e já estamos brigando na parte de cima. O foco é no próximo jogo, acreditamos que podemos fazer um grande jogo e conquistar a vitória”, disse Jean-Vitor.
Outro jogador que está fora é Luquinha, que está em tratamento especial e ainda não tem previsão para retorno. O equatoriano Jampou Herrera, que teve seu nome publicado no BID, fez apenas um jogo na temporada e também pode precisar de trabalho especial para se integrar ao time principal.
O Botafogo enfrenta um momento delicado na Série B, ocupando uma posição incômoda na zona de rebaixamento. A equipe está há cinco jogos sem vencer e busca retomar o caminho das vitórias para se afastar da zona de perigo. O técnico Paulo Gomes terá que lidar com as limitações do elenco, principalmente na função de centroavante, para tentar reverter a situação.
Desfalques confirmados para o jogo contra o Ceará
- Alexandre (lesão grave, afastado por até um mês)
- Chapo (trauma na cabeça)
- Alisson (recuperação de cirurgia no braço)
- Thales (artroscopia no joelho)
- Luquinha (tratamento especial)
- Alexandre Jesus
- Toró
- Pedro Severino (sub-20)
- Possível retorno de Thales em breve
Opções para a função de centroavante:
- Jogador completou 100 jogos pelo Botafogo na última rodada
- Recebeu propostas de outros clubes, mas optou por permanecer
- Contrato válido até dezembro de 2023, sem definição sobre renovação
- Foco atual na recuperação da equipe e na próxima partida
Informações adicionais
Jean-Vitor e a marca dos 100 jogos: O presidente Adalberto Batista está fora do país, em viagem pela Europa, o que tem gerado questionamentos sobre a gestão do clube em um momento delicado. A diretoria ainda não divulgou informações sobre negociações para reforços, especialmente para o setor ofensivo, que está carente após as recentes baixas.


