CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Aliada ou concorrente? Qual o papel da inteligência artificial no mundo corporativo?

Quem fala do advento destas novas tecnologias é David Forli Inocente na coluna 'CBN Carreiras e Lideranças'
Inteligência artificial corporativa
Quem fala do advento destas novas tecnologias é David Forli Inocente na coluna 'CBN Carreiras e Lideranças'

Quem fala do advento destas novas tecnologias é David Forli Inocente na coluna ‘CBN Carreiras e Lideranças’

A inteligência artificial (IA) já faz parte da rotina de muitos escritórios brasileiros. Uma pesquisa da empresa de recursos humanos Adeco, com 30 mil profissionais, posicionou o Brasil na quarta posição do ranking de consumo de IA em escritórios, atrás apenas da Austrália, China e Suíça. A economia de tempo e a automatização de tarefas rotineiras são os principais motivos para o uso da IA, incluindo até mesmo ferramentas mais avançadas como a IA generativa.

IA Generativa e a Vantagem Competitiva

A IA generativa, capaz de aprender padrões complexos e tomar decisões, oferece uma vantagem competitiva significativa para quem a utiliza. Uma pesquisa da rede profissional Fishbowl, com 5 mil entrevistados da área de TI, revelou que 70% dos profissionais não informam suas lideranças sobre o uso da IA em suas atividades. Um entrevistado afirmou ter uma vantagem competitiva significativa por produzir mais rápido e melhor com o auxílio da IA.

O Desafio da Transparência e da Capacitação

Outra pesquisa, realizada pela Blackberry em fevereiro de 2023 com 2 mil tomadores de decisão, mostrou que 75% estão implementando a IA no ambiente de trabalho. Apesar da ampla adoção, a falta de transparência e capacitação são pontos críticos. A maioria dos profissionais utiliza a IA discretamente, sem compartilhar com seus superiores ou colegas. É fundamental que as empresas promovam um diálogo aberto entre os times de TI e RH para definir uma cultura de uso da IA, levando em consideração a viabilidade tecnológica, os riscos e a cultura organizacional.

Integração e Treinamento: Chaves para o Sucesso

Para garantir o uso eficaz e ético da IA, as empresas devem investir em treinamento e capacitação. A pesquisa destaca que, apesar da ampla adoção, quase ninguém está sendo treinado para usar a IA de forma eficiente. Aprender a utilizar as ferramentas de IA de forma a otimizar a produção e a atender às expectativas da empresa é crucial. Criar políticas claras, promover treinamentos e capacitações, e integrar a IA à cultura organizacional são passos essenciais para que as empresas aproveitem ao máximo os benefícios dessa tecnologia, mitigando riscos e promovendo uma cultura de transparência e colaboração.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.