CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Almanaque CBN debate a gestão do lixo no Brasil

Ouça o segundo bloco do programa que foi ao ar neste sábado (25)
gestão de lixo
Ouça o segundo bloco do programa que foi ao ar neste sábado (25)

Ouça o segundo bloco do programa que foi ao ar neste sábado (25)

O programa Almanac debateu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em vigor há oito anos. O professor Marcelo Marini Pereira de Souza, da USP de Ribeirão Preto, e Mauri da Silva Moreira, engenheiro da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), participaram da discussão.

Fiscalização da CETESB em Aterros Sanitários

A CETESB fiscaliza 23 municípios na região de Ribeirão Preto, dos quais 13 utilizam aterros privados e 10 possuem aterros próprios. A fiscalização avalia a qualidade dos aterros através de um índice: acima de 7, o aterro é considerado adequado; abaixo de 7, sujeito a penalidades. As vistorias regulares garantem o cumprimento de exigências como licenciamento ambiental, cobertura diária do material aterrado, controle de pragas e odores, e a remoção de resíduos dispersos.

Desafios na Gestão de Resíduos Sólidos

A CETESB incentiva a coleta seletiva e a reciclagem para reduzir o volume de resíduos enviados aos aterros. A meta é o reaproveitamento de materiais, inclusive matéria orgânica. O principal desafio é a conscientização da população sobre a importância da reciclagem e da separação do lixo, para que se atinja o ideal de um aterro que não receba mais resíduos.

Região Metropolitana e o Futuro da Gestão de Lixo

Com a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, a CETESB prevê a implantação de aterros regionais, mais eficientes e econômicos. A educação ambiental e a implementação de programas de coleta seletiva em todos os municípios são prioridades. Ações como o uso de moedas locais para incentivar a reciclagem também são consideradas. A participação da sociedade é fundamental para o sucesso da gestão de resíduos sólidos.

A entrevista destacou a necessidade de uma mudança de comportamento, começando pela não geração de resíduos, seguida pelo reúso e, por fim, pela reciclagem. A conscientização individual e a participação ativa da sociedade são cruciais para o cumprimento das metas ambientais e para a construção de um futuro mais sustentável.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.