CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Almanaque CBN debate a PEC 181

Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (25)
PEC 181
Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (25)

Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (25)

Em 25 de novembro de 2017, a CBN Ribeirão transmitiu o programa Amanáquice, debatendo a PEC 181, que inicialmente visava ampliar a licença-maternidade para mães de bebês prematuros. Entretanto, emendas polêmicas incluídas no texto geraram grande repercussão, classificando-a como a “PEC do aborto”.

A PEC 181: Entre a Boa Intenção e a Polêmica

A proposta original da PEC 181 era louvável: estender a licença-maternidade para mães de bebês prematuros, reconhecendo a necessidade de maior cuidado com esses recém-nascidos. No entanto, a inclusão de emendas que questionavam o direito ao aborto, mesmo em casos previstos em lei, transformou a PEC em um ponto de grande controvérsia.

Análises Jurídica e Médica

A discussão contou com a participação da Dra. Luciana Remoli, da Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, e do Dr. Geraldo Duarte, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. A Dra. Remoli destacou o caráter polêmico da PEC, que, sob o pretexto de ampliar direitos da gestante, buscava restringir o direito ao aborto em situações como estupro, risco de vida da mãe e anencefalia. O Dr. Duarte, por sua vez, enfatizou os avanços conquistados pela sociedade em relação ao aborto nessas situações específicas e alertou para o risco de retrocesso caso a PEC fosse aprovada. Ele também destacou a importância da licença-maternidade estendida para mães de prematuros, uma conquista social que poderia ser prejudicada pela polêmica gerada.

Os Riscos do Aborto Clandestino

Os debatedores alertaram para os perigos do aborto clandestino, prática que coloca em risco a vida e a saúde das mulheres. A falta de acesso a métodos seguros de interrupção da gravidez, em virtude de restrições legais, impulsiona as mulheres a buscar alternativas perigosas, aumentando a mortalidade materna. A importância do empoderamento feminino, para que as mulheres denunciem casos de violência e busquem ajuda médica e jurídica, também foi enfatizada.

O programa destacou a complexidade do tema e a necessidade de um debate amplo e respeitoso, considerando os aspectos jurídicos, médicos e sociais envolvidos. A aprovação da PEC 181, com suas emendas polêmicas, representaria um retrocesso significativo nos direitos reprodutivos das mulheres brasileiras, além de prejudicar uma importante conquista social relacionada à licença-maternidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.