CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Almanaque CBN debate os problemas do alcoolismo

Ouça o primeiro bloco do programa que foi ao ar neste sábado (16)
alcoolismo
Ouça o primeiro bloco do programa que foi ao ar neste sábado (16)

Ouça o primeiro bloco do programa que foi ao ar neste sábado (16)

O Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, comemorado em 18 de novembro, serve como alerta para os graves impactos dessa doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de álcool causou mais de 3 milhões de mortes, superando o número de vítimas de Aids, violência e acidentes de trânsito somados.

O que é alcoolismo e seus efeitos?

O alcoolismo, termo frequentemente usado para se referir à dependência do álcool, caracteriza-se pela dificuldade de controlar o consumo, compulsão, aumento da tolerância e consequências sociais e médicas graves. A dependência ao álcool leva à maior tolerância (a pessoa precisa de mais álcool para sentir o mesmo efeito), falta de controle na frequência e intensidade do consumo, e sintomas de abstinência (tremores, aumento da pressão e frequência cardíaca) quando a pessoa fica sem beber. Além da dependência, existem outros níveis de consumo problemático, com impactos na vida do indivíduo.

Tratamento e suporte: o papel da prefeitura, CAPS e Alcoólicos Anônimos

Em Ribeirão Preto, o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) atende usuários de álcool e outras drogas há 22 anos, oferecendo suporte multidisciplinar. Os pacientes chegam ao CAPS espontaneamente ou por encaminhamento, recebendo atendimento de uma equipe que trabalha nas complicações clínicas, psiquiátricas e sociais decorrentes do alcoolismo. O anonimato é fundamental para os Alcoólicos Anônimos (AA), garantindo segurança e incentivando a participação. A internação é indicada em casos de risco iminente, complicações médicas ou desejo de abstinência rápida, mas é importante lembrar que o alcoolismo é uma doença crônica que requer tratamento contínuo.

Quebra de vínculos e a busca pela recuperação

A quebra de vínculos familiares, sociais e empregatícios é uma das consequências mais preocupantes do alcoolismo. A doença afeta a capacidade de priorizar relacionamentos saudáveis, substituindo-os pela busca pela substância. A recuperação requer tratamento especializado, suporte familiar e o reconhecimento de que o alcoolismo é uma doença crônica, com possibilidade de recaídas, mas também de recuperação duradoura, como demonstrado pela experiência de um membro dos Alcoólicos Anônimos entrevistado, que celebra 26 anos de sobriedade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.