Ouça o segundo bloco do programa deste sábado (6)
Maio Amarelo em Ribeirão Preto: ações para reduzir acidentes de trânsito
Ações educativas no trânsito
Uma ação educativa aconteceu no cruzamento das ruas Francisco Junqueira e Gerônimo Gonçalves, em Ribeirão Preto, durante o Maio Amarelo. A iniciativa envolveu a parada de motociclistas para orientações sobre segurança no trânsito, como o uso de viseira e capacete, além da distribuição de folhetos. A ação contou com a participação de diversos órgãos públicos e entidades civis, incluindo o Corpo de Bombeiros, o SAMU, faculdades locais e o Motoclube Águas de Cristo.
Simulado de acidente
Para o dia 27 de maio, está programado um simulado de acidente de trânsito na esplanada do Teatro Pedro II. O objetivo é mostrar a gravidade das consequências de comportamentos inseguros no trânsito, como o uso de celular ao dirigir e o excesso de velocidade, utilizando ferramentas hidráulicas para simular o resgate de vítimas.
Leia também
A importância do pedestre
A conscientização do pedestre também é fundamental. Especialistas destacam que o pedestre é peça-chave na redução de acidentes, sendo importante atravessar apenas nas faixas e respeitar as regras de trânsito. A falta de investimento em infraestrutura adequada para pedestres, como semáforos inteligentes e passarelas, é um problema em Ribeirão Preto, contrastando com cidades que priorizam a segurança do pedestre e onde a cultura de respeito às faixas é mais presente. A ausência de foco em educação de trânsito na página da Transerp, órgão gestor do trânsito da cidade, também preocupa.
Diversas entidades e órgãos públicos estão trabalhando em conjunto para conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito, buscando a mudança de comportamento por meio de ações educativas e simulados. A prevenção é essencial para reduzir o número de acidentes e suas consequências, impactando positivamente a saúde pública e a segurança de todos.



