CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Almanaque CBN debate prevenção e acidentes de trânsito

Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (6)
acidentes de trânsito
Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (6)

Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (6)

O programa Almanac, da CBN, discutiu em seu episódio de sábado os desafios da segurança no trânsito em Ribeirão Preto. Para isso, contou com a participação de especialistas de diferentes áreas.

Especialistas em Trânsito e Segurança

Luiz Gustavo Correia, especialista em planejamento e gestão de trânsito, destacou que 94% dos acidentes são causados por falha humana, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele apontou a falta de uso de equipamentos de segurança, como viseiras de capacete, e a necessidade de fiscalização mais rigorosa como fatores cruciais. A falta de educação no trânsito também foi apontada como um problema significativo.

A Perspectiva do Corpo de Bombeiros

O Sargento Oscar Lincoln Portela e o Capitão Vitor Poato de Almeida, do Corpo de Bombeiros, reforçaram a importância da prevenção. Eles destacaram o aumento de acidentes envolvendo motociclistas, que são vítimas frequentes devido à sua vulnerabilidade no trânsito. O Capitão Poato também mencionou a imprudência de motoristas, o uso de álcool e a falta de atenção de pedestres e ciclistas como causas recorrentes de acidentes.

Consequências e Custos dos Acidentes

O Dr. Maurício Godinho, diretor médico da unidade de emergência do Hospital das Clínicas, apresentou dados alarmantes sobre o impacto dos acidentes de trânsito na saúde pública. Ele relatou que cerca de 30% dos pacientes traumatizados atendidos anualmente são casos graves, muitos deles motociclistas, resultando em internações prolongadas, sequelas e altos custos para o sistema de saúde. A prevenção, segundo o Dr. Godinho, é crucial para reduzir esses números.

A discussão também abordou a falta de investimento em mobilidade urbana em Ribeirão Preto, que contribui para o estresse dos condutores e aumenta o risco de acidentes. O aumento significativo da frota de motonetas na cidade, que ocupa a quinta posição no Brasil, também foi um ponto levantado, sugerindo uma possível relação com a deficiência do transporte público. A necessidade de uma conscientização maior por parte de empresas, incentivando a segurança no trânsito de seus funcionários que utilizam motocicletas ou bicicletas, também foi discutida. O programa concluiu com a ênfase na importância da prevenção e da mudança de comportamento para reduzir os altos índices de acidentes de trânsito.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.