CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Almanaque CBN discute a crise do setor sucroenergético

Ouça o 1º bloco do programa de 30 de atrássto
crise setor sucroenergético
Ouça o 1º bloco do programa de 30 de atrássto

Ouça o 1º bloco do programa de 30 de atrássto

O setor sucroenergético brasileiro, especialmente na região de Ribeirão Preto, enfrenta uma crise severa. Para entender as causas e os impactos dessa situação, convidamos especialistas para discutir o tema.

Causas da Crise no Setor Sucroenergético

José Carlos de Lima Júnior, economista e professor, destaca que a crise em Ribeirão Preto reflete um problema nacional, impulsionado por quatro fatores principais:

  • Falta de planejamento de longo prazo: Em 2006/2007, houve um investimento massivo na produção de etanol, esperando um consumo global que não se concretizou após a crise de 2008.
  • Peso da gasolina na economia: O preço da gasolina permaneceu relativamente estável, limitando o valor do etanol, que deve ser inferior a 70% do preço da gasolina para ser competitivo.
  • Produtividade: A crise de 2008 restringiu o crédito para investimentos, encarecendo a produção.
  • Questões climáticas: Safras recentes foram afetadas por secas, chuvas excessivas e geadas, prejudicando a produção.

Impactos nos Trabalhadores e na Economia Local

Valdemir Kaldana, advogado do sindicato dos metalúrgicos de Sertãozinho, relata que a crise tem gerado demissões em massa e dificuldades para as empresas pagarem as verbas rescisórias. O sindicato tem buscado medidas judiciais e programas de requalificação para mitigar os impactos, mas a solução definitiva depende da recuperação do setor.

Desafios e Perspectivas para as Usinas

Antônio Tonielo, presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético (Ceise Br), enfatiza que a crise afeta toda a cadeia produtiva, desde os plantadores de cana até a indústria de base. Ele critica a política de controle da inflação via combustíveis e energia elétrica, que prejudica o setor. Tonielo defende o livre mercado e incentivos para a produção de bioeletricidade, que poderia representar 20% da matriz energética brasileira, gerando renda para toda a cadeia.

Apesar dos desafios, existem oportunidades, como os leilões de energia da biomassa, que podem impulsionar o setor. No entanto, a falta de um programa de governo de longo prazo e a escassez de crédito continuam sendo obstáculos a serem superados.

Diante desse cenário complexo, a superação da crise no setor sucroenergético exige um esforço conjunto de todos os envolvidos, com políticas públicas que incentivem a produção sustentável e a valorização de toda a cadeia produtiva.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.