CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Almanaque CBN discute a falta d’água em Ribeirão Preto

Ouça o 2º bloco do programa de 25 de janeiro
Falta d'água Ribeirão Preto
Ouça o 2º bloco do programa de 25 de janeiro

Ouça o 2º bloco do programa de 25 de janeiro

A distribuição de água em Ribeirão Preto tem sido um desafio constante, com moradores enfrentando problemas como falta d’água, louça acumulada e dificuldades para higiene pessoal. Bairros como Campos Elíseos, Planalto Verde e Jardim Progresso foram particularmente afetados. Para discutir essa situação, o programa Amanãxio CBN recebeu Ivo Colico, diretor técnico da Daerp e engenheiro civil com 34 anos de experiência no município.

Crescimento Populacional e Infraestrutura

Ivo Colico explicou que o aumento da população e do consumo exige um sistema de abastecimento em constante expansão e manutenção. Ele destacou que a Daerp está ciente dos desafios e trabalhando para melhorar o abastecimento de água na cidade. O diretor técnico mencionou que já foi secretário de planejamento em diversas gestões, o que lhe proporcionou uma visão ampla dos problemas e das possíveis soluções.

Plano de Investimento e Melhorias

A Daerp planeja investir cerca de 50 milhões de reais na construção de cinco reservatórios, sete postos e sistemas de bombeamento, além de recuperar sete postos e construir 22 setores autônomos interligados. Adicionalmente, a autarquia conta com verbas do PAC, totalizando 60 milhões de reais, para expandir a rede de distribuição e adução. Colico garantiu que o cronograma será cumprido, visando aumentar a eficiência do sistema e garantir o abastecimento adequado em cada setor da cidade.

Otimismo e Setorização do Abastecimento

O diretor regional do DAE, Carlos Alencastri, expressou otimismo em relação ao plano da Daerp, destacando que os investimentos com recursos próprios agilizam o processo, evitando a burocracia federal. Alencastri enfatizou a importância da setorização das redes, do aumento da capacidade dos reservatórios e da inversão do fluxo de distribuição, priorizando o enchimento dos reservatórios antes da distribuição para a rede. A expectativa é que, em um ano e meio, o serviço de distribuição de água em Ribeirão Preto seja regularizado.

Embora desafios persistam, as iniciativas em andamento sinalizam um esforço para mitigar os problemas de abastecimento e proporcionar mais tranquilidade à população.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.