CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Almanaque CBN fala da estiagem e o consequente aumento das queimadas

Ouça o programa que foi ao ar neste sábado (15), às 10h, em 90,5 FM e pelo site
estiagem e queimadas
Ouça o programa que foi ao ar neste sábado (15), às 10h, em 90,5 FM e pelo site

Ouça o programa que foi ao ar neste sábado (15), às 10h, em 90,5 FM e pelo site

Neste sábado, 15 de junho de 2019, o programa Almanac da CBN discutiu os efeitos da estiagem prolongada na região de Ribeirão Preto e Araraquara. A conversa contou com a participação do Tenente Bruno de Souza Ribeiro (Corpo de Bombeiros) e da Professora Maria Lúcia Campos (Química Ambiental, USP).

Mudanças Climáticas e Estiagem

A professora Maria Lúcia Campos explicou que as mudanças climáticas, intensificadas pela ação humana e o aumento de gases de efeito estufa, resultam em eventos climáticos extremos. Isso inclui estiagens mais prolongadas e chuvas mais intensas, afetando diretamente a região. A professora enfatizou a importância de ações preventivas, como a prevenção de queimadas e a redução das emissões individuais de gases.

Impactos na Saúde

A estiagem prolongada e o aumento da poluição do ar, agravado pelas queimadas, impactam diretamente a saúde pública. Um pneumologista, Dr. Antônio Delfino, alertou para o aumento de 23% no risco de hospitalização por doenças respiratórias com o aumento de apenas 10 microgramas de material particulado por metro cúbico no ar. Crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios pré-existentes são os grupos mais vulneráveis. A hidratação, hábitos de vida saudáveis e a vacinação contra a gripe foram apontados como medidas importantes para mitigar os riscos.

Ações Preventivas e Combate a Incêndios

O Tenente Bruno Ribeiro detalhou as ações do Corpo de Bombeiros durante a operação estiagem, que se estende até outubro. Isso inclui treinamentos para brigadas de incêndio em cidades menores, fiscalização (principalmente pelas prefeituras), e o programa Bombeiro Educador, que conscientiza crianças nas escolas. A falta de água em reservatórios e rios baixos dificulta o combate a incêndios, levando à utilização de métodos alternativos, como abafadores mecânicos e aeronaves agrícolas em casos de grandes incêndios. A Polícia Ambiental também intensifica a fiscalização, atuando na repressão a queimadas ilegais e aplicando multas. A participação da comunidade por meio de denúncias é crucial para o sucesso dessas ações. A conscientização ambiental e a prevenção são fundamentais para minimizar os impactos da estiagem e da poluição do ar.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.