CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Almanaque CBN fala sobre a Semana Nacional do Trânsito

Ouça o segundo bloco do programa de 20 de setembro
Semana Nacional do Trânsito
Ouça o segundo bloco do programa de 20 de setembro

Ouça o segundo bloco do programa de 20 de setembro

Estatísticas alarmantes sobre acidentes de trânsito foram o foco de um recente programa, com a participação do Tenente Fernando Roberto do Corpo de Bombeiros, da psicóloga de trânsito Raquel Almeque Viste, e do engenheiro da Transairp, Fernando Antunes.

O Cenário Preocupante da Mortalidade Infantil no Trânsito

Raquel Almeque Viste destacou que, lamentavelmente, as estatísticas de acidentes envolvendo crianças lideram o ranking de mortalidade infantil. Diferentemente do que se imagina, as principais causas não estão ligadas a epidemias ou falta de vacinação, mas sim à vulnerabilidade das crianças como passageiras e pedestres. Crianças sem o sistema de retenção adequado (cadeirinha, bebê conforto ou cinto de segurança) correm o risco de serem arremessadas para fora do veículo em caso de colisão. Como pedestres, a falta de supervisão e a impulsividade ao atravessar a rua também contribuem para os acidentes fatais.

A Responsabilidade dos Pais e a Importância dos Dispositivos de Segurança

O Tenente Fernando Roberto enfatizou a responsabilidade dos pais em garantir a segurança dos filhos no trânsito. Ele ressaltou que, em um acidente, ocorrem três tipos de colisões: a do veículo, a do corpo e a dos órgãos internos. Dispositivos como cinto de segurança e capacete são cruciais para minimizar os danos nessas colisões. O cinto retém a vítima no assento, evitando que seja arremessada para fora do veículo, enquanto o capacete protege a cabeça, absorvendo o impacto e prevenindo hemorragias internas. Fernando Antunes complementou, mencionando que, mesmo com a obrigatoriedade do cinto de segurança desde 1997, a sua não utilização ainda figura entre as infrações mais registradas, evidenciando a necessidade de reforçar a educação e a conscientização dos condutores.

Educação e Conscientização: A Chave para um Trânsito Mais Seguro

Fernando Antunes questionou a eficácia da formação dos condutores, argumentando que o uso do cinto de segurança e do capacete deve ser motivado pela compreensão de sua importância para a segurança pessoal, e não apenas pelo medo de multas. Ele alertou para o perigo de objetos soltos dentro do carro, que podem se transformar em projéteis em caso de acidente. O engenheiro também mencionou as infrações mais comuns, como excesso de velocidade e uso do celular ao volante, que comprometem a capacidade de reação dos condutores. A presença ostensiva da polícia militar em cruzamentos semaforizados resultou em uma redução significativa no número de acidentes, demonstrando o impacto da fiscalização.

A discussão ressaltou a importância de um esforço conjunto para promover um trânsito mais seguro, com foco na educação, conscientização e fiscalização, visando reduzir o número de acidentes e preservar vidas.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.