CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Almanaque CBN fala sobre a visita do Papa Francisco ao Brasil

Ouça a abertura do programa de 27 de julho
A visita do Papa Francisco ao
Ouça a abertura do programa de 27 de julho

Ouça a abertura do programa de 27 de julho

O catolicismo apostólico romano é a maior religião do Brasil, A visita do Papa Francisco ao Brasil, presente no país desde a chegada dos missionários que acompanharam os colonizadores portugueses em 1500. Durante quatro séculos, foi a única religião oficialmente aceita no território brasileiro.

No início do século 20, o catolicismo começou a perder espaço no país. O número de católicos não praticantes aumentou, enquanto outras religiões passaram a ganhar maior relevância na vida dos brasileiros. Apesar disso, a Igreja Católica continua exercendo grande influência política, social e cultural no Brasil, e atualmente passa por transformações que indicam uma busca ativa por fiéis.

Transformações na Igreja Católica: Entre as estratégias adotadas pela Igreja para atrair novos seguidores, destacam-se o apelo aos jovens, o surgimento de padres-cantores, a flexibilização de temas antes considerados rígidos e a valorização da renovação carismática. Essas mudanças refletem uma tentativa de adaptação da instituição às demandas contemporâneas da sociedade brasileira.

Dados recentes sobre a religiosidade no Brasil

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, os católicos representam atualmente 57% da população brasileira. Em 2007, esse percentual era de 64%, e há 19 anos, apenas um em cada quatro brasileiros afirmava não seguir os preceitos da Igreja Católica. O crescimento dos evangélicos é notável, formando o segundo maior grupo religioso do país, com 28% da população. Além disso, cerca de 3% dos brasileiros se declaram praticantes do Espiritismo.

Desafios e perspectivas sob o pontificado de Francisco: O papa Francisco, primeiro pontífice não europeu da história da Igreja Católica, tem sido um símbolo de renovação e mudança para a instituição. Sob seu comando, espera-se que a Igreja continue a se adaptar às transformações sociais e culturais, enfrentando desafios como a diminuição do número de fiéis e a necessidade de diálogo com diferentes segmentos da sociedade.

Entenda melhor

Para discutir os desafios do catolicismo no Brasil e as mudanças esperadas na Igreja, foram convidados o padre Gilberto Cássper, da Igreja Santo Antônio Pão dos Pobres, em Ribeirão Preto, e o sociólogo Vlaumir de Souza. Ambos destacam a importância da adaptação da Igreja às novas realidades sociais e culturais para manter sua relevância no país.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.