CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Almanaque CBN fala sobre as doenças de inverno

Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (24)
doenças de inverno
Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (24)

Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (24)

Nesta entrevista na CBN, a pneumologista Dra. Giselle Consone, o pediatra Dr. Tiago Santos-Iirosse e o geriatra Dr. Paulo de Oliveira Duarte discutiram os desafios de saúde no inverno, especialmente em Ribeirão Preto, cidade conhecida por suas altas temperaturas.

Impacto do Inverno na Saúde

As mudanças de temperatura afetam a população de Ribeirão Preto, que não está acostumada ao frio. A Dra. Giselle destaca o aumento de aglomerações em ambientes fechados, favorecendo a transmissão de doenças, principalmente entre idosos, crianças e imunossuprimidos. Pacientes com pneumopatias, como asma e DPOC, também são mais vulneráveis.

Baixa Adesão à Vacinação

O Dr. Tiago comenta sobre a baixa adesão à vacinação contra a gripe (influenza) em comparação ao ano anterior, quando houve um surto de H1N1. Ele atribui isso a um comportamento cíclico da população brasileira, que busca a vacinação apenas durante surtos, negligenciando a prevenção.

Diferenciando Gripe e Resfriado

Os especialistas esclarecem a diferença entre gripe e resfriado, sintomas frequentemente confundidos. O resfriado geralmente apresenta sintomas leves, como coriza e, eventualmente, febre baixa. Já a gripe se caracteriza por febre alta, dor no corpo, mal-estar e perda de apetite. A vacina contra a gripe visa prevenir a forma grave da doença, causada pelos vírus influenza, incluindo H1N1 e H3N2, e não protege contra resfriados, causados por rinovírus. A vacinação é fundamental para prevenir formas graves da gripe, que podem levar à morte, enquanto o resfriado geralmente tem resolução espontânea.

A importância da vacinação para idosos é ressaltada, devido à imunocenecência, que reduz a resposta imunológica. A vacinação é crucial para evitar complicações e reduzir a mortalidade. A desinformação, como a falsa associação entre vacinas e autismo, contribui para a hesitação em se vacinar.

A entrevista aborda ainda a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado de doenças como pneumonia, enfatizando a necessidade de procurar atendimento médico imediatamente em casos de complicações respiratórias, principalmente em grupos de risco. A automedicação e o uso de anti-inflamatórios podem mascarar sintomas e atrasar o tratamento. Por fim, a entrevista destaca a importância da utilização adequada dos serviços de saúde, diferenciando a necessidade de atendimento de urgência em pronto-socorro de consultas regulares em ambulatório.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.