Fragmentação do CEP no município ocorre devido ao crescimento da cidade; gerente de distribuição dos Correios explica a mudança
A partir de 1º de setembro, o município de Altinópolis receberá um novo código de endereço postal (CEP) por áreas. Ruas, avenidas, vielas e travessas terão CEPs individuais, dentro da faixa do CEP municipal.
Mudança e seus Motivos
Segundo Ana Paula Rocha, gerente de distribuição dos Correios no interior de São Paulo, a mudança é um processo natural devido ao crescimento da cidade. Com mais de 50 mil habitantes, Altinópolis passa a ter CEPs por rua para otimizar a separação de correspondências. O CEP antigo (14.350-000) será substituído por uma faixa de CEPs (14.350.001 a 14.389.999), com cada endereço recebendo um CEP específico.
Como Consultar e Atualizar o CEP
Para descobrir o novo CEP, a forma mais rápida é consultar o site dos Correios. A empresa também enviará comunicados à prefeitura e fará panfletagem por meio dos carteiros durante 90 dias. Os moradores devem atualizar seus cadastros em bancos, lojas e sites de compras. Mesmo com o CEP antigo, os Correios farão a entrega corretamente por 90 dias, corrigindo internamente o fluxo de correspondências.
Leia também
Impacto e Abrangência
A mudança já ocorreu em outros municípios da região. Os Correios pretendem codificar 100 cidades em 2023, incluindo cidades menores. A codificação por rua agiliza o processo interno e garante entregas mais rápidas. O sistema também abrange áreas rurais, embora com faixas de CEP únicas ou divididas por grandes áreas. A mudança facilita a entrega de correspondências, melhorando a eficiência dos serviços postais em Altinópolis.



