Cidade está próxima de um colapso na saúde; secretária revela dificuldade em encontrar leitos de UTI pela Central de Regulação
Altenópolis adota medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19
Situação em Altenópolis
Altenópolis, a partir de terça-feira, dia 25 de maio, adotou medidas restritivas para conter o aumento de casos de Covid-19. A cidade está com aproximadamente 100% dos leitos destinados à Covid-19 ocupados, com 7% de internações. Apesar de haver 8% de leitos de enfermaria disponíveis, a preocupação com a nova variante do vírus motivou a adoção de medidas mais rígidas, que se estendem até 31 de maio, podendo ser prorrogadas.
Medidas Restritivas e Fiscalização
As novas medidas incluem restrições a diversos setores. Supermercados, mercados, mercearias, padarias e açougues devem operar apenas com entrega em domicílio, com portas fechadas. Restaurantes, lanchonetes e similares também devem atender apenas por delivery. O comércio em geral pode funcionar com retirada na porta, mas sem clientes no interior dos estabelecimentos. Bancos, agências e lotéricas terão expediente interno, incentivando o uso de caixas eletrônicos e serviços digitais. Pontos turísticos, anteriormente fechados, permanecem com acesso proibido, e a fiscalização será intensificada. A cidade conta com um canal de denúncias via WhatsApp (99203-1033), em parceria com a PM e a vigilância sanitária, para monitorar o cumprimento das medidas e coibir festas e aglomerações.
Leia também
Dificuldades e Apelo à População
A secretária de saúde de Altenópolis relatou dificuldades na regulação de leitos de UTI na região, com a cidade possuindo apenas oito leitos destinados à Covid-19 e três leitos de urgência com respiradores, mas sem UTI. A população demonstra apreensão, mas ainda há quem não compreenda a gravidade da situação, resultando em festas clandestinas e domiciliares, que são foco da fiscalização. Apesar da estabilização recente no número de internações, com uma alta prevista, a situação permanece preocupante, com 1387 casos confirmados e 35 óbitos registrados até a data da entrevista.
As medidas restritivas em Altenópolis refletem a situação preocupante na região, com diversas cidades adotando normas mais rígidas para conter a disseminação do vírus. A colaboração da população é fundamental para o sucesso das medidas e o controle da pandemia.



