CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alunos coletam cinco mil assinaturas contra fechamento de escola em Sertãozinho

Três unidades de ensino já foram ocupadas na cidade em protesto ao remanejamento escolas em SP
fechamento de escola
Três unidades de ensino já foram ocupadas na cidade em protesto ao remanejamento escolas em SP

Três unidades de ensino já foram ocupadas na cidade em protesto ao remanejamento escolas em SP

Alunos que ocupam a Escola Estadual Professor Bruno Pioroni, em Sertãozinho, há seis dias, reuniram cerca de 5 mil assinaturas em um abaixo-assinado contra o fechamento da unidade de ensino no Jardim Sumaré. A escola é a única na região de Ribeirão Preto que será fechada de acordo com a reorganização educacional anunciada pelo governo estadual.

Ocupações em Expansão

Além da Bruno Pioroni, a Escola Ferúcio Quioate também está ocupada pelos estudantes desde a semana passada. E, segundo informações recentes, a Escola Professora Nícia Fabíola Anutos Giraldi também foi ocupada, demonstrando um movimento crescente de resistência à medida.

Decisão Judicial e Diálogo Pendente

Na última quinta-feira, a Justiça negou um pedido de reintegração de posse das duas primeiras unidades ocupadas. A dirigente de ensino da cidade, Cácer Regina Furtado, afirmou que aguarda a entrega de documentos com as assinaturas e com as propostas dos estudantes para a desocupação da escola. A reunião para discutir as propostas, agendada para sexta-feira, não ocorreu, pois os alunos não permitiram a entrada dos representantes da Secretaria de Educação na escola.

Destino da Escola Bruno Pioroni

De acordo com a reorganização anunciada pelo Estado, a Escola Bruno Pioroni, que já tinha parte do prédio sendo utilizada como diretoria de ensino, ficará à disposição do Centro Paula Souza ou mesmo da Prefeitura de Sertãozinho. Os estudantes serão transferidos para as escolas Professora Maria Conceição Magon e o Inston Custódio, que a partir do ano que vem serão escolas de ciclo único apenas para o ensino médio.

O movimento estudantil busca reverter a decisão de fechamento, argumentando sobre o impacto negativo para a comunidade escolar e a importância da unidade para a região.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.