Segundo a Polícia, de janeiro a setembro deste ano, foram presos 114 suspeitos em flagrante e 16 armas de fogo foram apreendidas
Insegurança perto da Unesp de Jaboticabal
Estudantes da Unesp de Jaboticabal estão preocupados com o aumento de roubos e furtos na região próxima à universidade. Um caso recente chamou atenção nas redes sociais: a estudante Manoela Pinho, após ser assaltada duas vezes – uma a pé e outra em seu carro – publicou um apelo no Facebook, pedindo ao assaltante que não quebrasse o vidro do seu carro, deixando a porta aberta como forma de protesto contra a falta de segurança.
Falta de segurança e apelo nas redes sociais
Manoela relata: “Uma forma de chamar atenção aqui no bairro, porque a gente não tem segurança. Eu já fui assaltada duas vezes aqui nesse bairro, uma vez que eu estava a pé e atrásra o meu carro também, assim como outras meninas.” Seu apelo viralizou, expondo a insegurança sentida pelos estudantes.
Ações da universidade e da polícia
A direção da Unesp reforçou a vigilância interna e solicitou apoio da Polícia Militar. O diretor Antônio Sérgio Ferraldo destaca a parceria com a polícia: “Estou fazendo por escrito hoje inclusive. O capitão é muito amigo nosso. Toda vez que ele pode, manda um reforço para nós aqui na vigilância. Ele até colocou uns quatro meses atrás… uma policial que ela vinha e ficava fazendo ronda interna, que foi um trabalho maravilhoso, ajudou muito a gente.” A Polícia Militar afirma realizar policiamento constante na região, relatando números expressivos de prisões, apreensões de armas e recuperação de veículos de janeiro a setembro deste ano. Apesar disso, a sensação de insegurança persiste entre os estudantes.
Em resumo, a situação demonstra a necessidade de ações mais efetivas para garantir a segurança dos estudantes e moradores do entorno da Unesp de Jaboticabal.



