CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alunos de escola de Ribeirão podem ficar sem todas as aulas do ano letivo

Escola Neusa Michelutti Marzola, na Vila Virgínia, está com falta de professores e algumas aulas devem ficar para 2020
aulas escolares Ribeirão
Escola Neusa Michelutti Marzola, na Vila Virgínia, está com falta de professores e algumas aulas devem ficar para 2020

Escola Neusa Michelutti Marzola, na Vila Virgínia, está com falta de professores e algumas aulas devem ficar para 2020

A falta de professores na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto tem prejudicado centenas de alunos, gerando reclamações frequentes por parte dos pais e do Conselho Municipal de Educação.

Aulas Perdidas e o Impacto nos Alunos

Alunos da escola Neusa Miquelut, na Vila Virgínia, tiveram aulas de artes, geografia e matemática suspensas por seis meses devido à falta de docentes. Um caso relatado envolve o filho de 12 anos de Edna, que ficou sem essas disciplinas até meados do ano. A situação afeta o aprendizado e gera insegurança quanto à conclusão do ano letivo.

A Resposta da Secretaria de Educação e as Dificuldades na Reposição

A Secretaria de Educação prometeu repor as aulas perdidas, mas a prática tem se mostrado difícil. A falta de salas disponíveis no contraturno impede a reposição imediata, adiando-a para 2020. Apesar da prioridade dada aos alunos do 9º ano, a reposição para as demais turmas ainda não ocorreu, mesmo após ofícios do Conselho Municipal de Educação em setembro. O presidente do Conselho, Márcio Silva, afirma que o plano de reposição ainda não foi apresentado.

Prejuízos e a Necessidade de Soluções

Para o educador José Eduardo de Oliveira, com mais de 20 anos de experiência, a situação é inédita e demonstra falhas na gestão educacional. A falta de um calendário de reposição durante o ano letivo configura um prejuízo significativo para os alunos, que pode ser considerado irreparável. Embora a Secretaria de Educação afirme estar repondo as aulas e que turmas sem conteúdo completo até 20 de dezembro serão contempladas em um programa complementar em 2020, a situação permanece preocupante e demanda soluções efetivas. A secretaria também relatou a contratação de 234 professores concursados e temporários e a abertura de um processo seletivo para o próximo ano.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.