CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alunos de mestrado e doutorado reclamam que tiveram a bolsa Capes cortada em Ribeirão

Agência afirma que não houve corte, mas sim uma mudança na distribuição dos benefícios
bolsa Capes cortada
Agência afirma que não houve corte, mas sim uma mudança na distribuição dos benefícios

Agência afirma que não houve corte, mas sim uma mudança na distribuição dos benefícios

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência que financia programas de pós-graduação no Brasil, alterou as regras para concessão de bolsas de mestrado e doutorado em março, por meio de uma portaria. A mudança afetou estudantes já matriculados, que tiveram suas bolsas cortadas.

Impactos da Nova Portaria

A psicóloga Mariana Gil, aprovada em primeiro lugar no mestrado em psicologia em saúde hospitalar na USP de Ribeirão Preto, teve sua bolsa cortada. Oito das 24 bolsas da unidade foram canceladas. Apesar de estar matriculada e trabalhando, Mariana enfrenta incertezas sobre o recebimento da bolsa. A nova portaria leva em consideração o tamanho do programa, a avaliação da Capes e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.

Reações e Análises

A Capes nega cortes, alegando redistribuição e aumento geral no número de bolsas. O prorreitor de pós-graduação da USP, Carlos Gilberto Carlote Jr., confirma aumento de cerca de 200 bolsas na USP (de 6.300 para 6.500). No entanto, critica a falta de planejamento da Capes e do Ministério da Educação, que prejudicou estudantes que já contavam com as bolsas. Ele sugere que a redistribuição poderia ser melhor executada, evitando excesso de bolsas em alguns cursos e falta em outros.

Desdobramentos e Questionamentos

A Capes afirma que foram concedidas cerca de 84 mil bolsas em 2020, mas alguns cursos sofreram redução, comprometendo pesquisas. A agência informou aumento de 42,1% das bolsas em cursos de mestrado e doutorado, mas 20% dos cursos tiveram redução. A Capes garante que pesquisas em andamento não foram afetadas e que cortes podem ser revertidos em 2021. Entretanto, não respondeu sobre como corrigir o possível excesso de bolsas em alguns cursos sem candidatos suficientes.

A alteração nas regras de concessão de bolsas pela Capes gerou impactos significativos em estudantes e instituições de ensino, levantando questionamentos sobre o planejamento e a execução da nova portaria, especialmente em um momento de crise sanitária e necessidade de investimento em pesquisa científica.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.