São 17 jovens que foram selecionados no projeto ‘Era uma Vez… Brasil’ e vão se conectar com a história no país Europeu
Dezessete alunos da rede pública de Ribeirão Preto e Serrana embarcam hoje para Portugal no projeto Era Uma Vez Brasil. A iniciativa conecta jovens brasileiros a suas raízes históricas por meio de oficinas, Alunos de Ribeirão e Serrana viajam, vivências e visitas a locais históricos, promovendo um intercâmbio cultural.
Projeto e participantes: O programa envolve mais de 5 mil pessoas entre estudantes e professores em 12 municípios de quatro estados brasileiros: Pernambuco, Bahia, Paraná e São Paulo. Neste ano, 13 alunos de Ribeirão Preto e 4 de Serrana participam da viagem à Europa.
Atividades e seleção: Durante o projeto, os alunos desenvolveram histórias em quadrinhos sobre temas históricos do Brasil, como os movimentos sociais que influenciaram a independência do país. Os melhores trabalhos foram selecionados para uma segunda etapa, que consistiu em um acampamento de sete dias para a produção de quatro curtas-metragens. A participação dos alunos foi avaliada segundo critérios como engajamento, trabalho coletivo e relacionamento com o ambiente.
Leia também
Intercâmbio e objetivos: Os 17 alunos e dois professores passarão 10 dias em Portugal, visitando escolas, museus e centros culturais relevantes para a história brasileira e portuguesa, como o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a Biblioteca Nacional de Lisboa e os palácios de Mafra e Queluz. Os trabalhos mais representativos do projeto serão reunidos em um livro que será distribuído para escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.
Entenda melhor
Segundo a idealizadora do projeto, Mare Sivila, a experiência representa uma conquista pessoal e um marco na vida dos jovens, muitos dos quais nunca haviam viajado de avião ou saído de seus bairros. A iniciativa busca ampliar horizontes e oferecer novas possibilidades aos participantes.



