CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alunos de Serrana trocam material escolar usado por mudas de árvores

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
material escolar usado
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

A cidade de Serrana está mais limpa graças a uma iniciativa inovadora que une educação e sustentabilidade. A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, lançou uma campanha de conscientização para evitar o descarte inadequado de materiais escolares após o término do ano letivo. O projeto, que começou com uma ideia da vigilância sanitária epidemiológica, rapidamente ganhou força nas escolas e na comunidade.

O Projeto em Ação

A diretora da escola Professora Maria Celina Walter de Assis, Silvelena de Lima Bastos, explicou como a campanha foi implementada. Segundo ela, a responsável pela vigilância sanitária, Maria Sólvar e Cala, apresentou a proposta à escola, que prontamente a abraçou. A ideia foi levada de sala em sala, onde os alunos foram conscientizados sobre a importância de não jogar seus materiais escolares nas ruas.

Resultados Surpreendentes

Os resultados foram imediatos e surpreendentes. As crianças começaram a trazer para a escola não apenas os cadernos e livros utilizados ao longo do ano, mas também livros antigos e materiais que estavam guardados em casa. A adesão foi tão grande que a escola se tornou um ponto de coleta de materiais recicláveis.

Um Ciclo Sustentável

Todo o material arrecadado é destinado a uma cooperativa de reciclagem local. Em troca, a escola receberá mudas de árvores, que serão plantadas na cidade. A iniciativa também ganhou força nas redes sociais, com os alunos utilizando o Facebook para divulgar a campanha e incentivar a participação de mais pessoas.

Uma Cidade Mais Limpa

Antes da campanha, era comum ver a porta da escola e as ruas da cidade cobertas de papéis e livros descartados após o fim das aulas. No entanto, neste ano, a situação é completamente diferente. A diretora Silvelena de Lima Bastos comemora o fato de que não há sequer um pedaço de papel jogado nas proximidades da escola, demonstrando o sucesso da iniciativa e o impacto positivo na limpeza da cidade.

A ação demonstra como a conscientização e a colaboração entre diferentes setores da sociedade podem gerar resultados significativos para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.