CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alunos do Instituto Federal em Sertãozinho e Barretos estão sem aula há mais de dois meses

Estudantes e os pais temem a perda do ano letivo caso as atividades não retornem
alunos sem aula
Estudantes e os pais temem a perda do ano letivo caso as atividades não retornem

Estudantes e os pais temem a perda do ano letivo caso as atividades não retornem

Estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) enfrentam mais de dois meses sem aulas presenciais ou remotas devido à pandemia de COVID-19. A situação afeta os campi de Barretos e Sertãozinho, entre outros 36 no estado.

Falta de aulas e suporte

Pais e alunos relatam dificuldades com a falta de atividades e apoio durante o período de isolamento. Marcia Serrat-Moreno, mãe de um aluno, descreve a ociosidade dos estudantes sem atividades online. Samuel Vicente Dias de Freitas, estudante do IFSP, afirma que o contato com professores se limita a orientações, sem um aprendizado efetivo.

Desafios na implementação do ensino remoto

O IFSP iniciou um levantamento em março para avaliar o acesso dos alunos ao ensino à distância, mas ainda não concluiu a pesquisa. A demora na definição de estratégias e na tomada de decisões gera reclamações. O pró-reitor de ensino, Vitor Pereira, atribui as dificuldades à pandemia, citando ações como a produção de álcool em gel e a manutenção de respiradores. Ele também aponta a falta de qualificação de 70% dos professores para o ensino digital como um obstáculo, informando que uma formação específica já foi proposta aos docentes.

Retorno gradual e formação docente

O IFSP planeja um retorno gradual às aulas presenciais por regiões, seguindo protocolos de saúde. Uma proposta com datas de retorno para cada campus deve ser formalizada em 16 de junho. A instituição trabalha na capacitação dos professores para o ensino remoto, buscando adaptar os planos de aula à nova realidade. A falta de comunicação e a demora na implementação de soluções geram frustração entre alunos e pais, que esperam por uma resposta mais eficiente da reitoria.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.