CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Alunos do Sesi de Franca e Batatais garantem vaga para o Mundial de Robótica

Equipes da região garantiram boas colocações na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica e na Robocup 2024
Alunos do Sesi de Franca e
Equipes da região garantiram boas colocações na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica e na Robocup 2024

Equipes da região garantiram boas colocações na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica e na Robocup 2024

Os alunos das escolas SES de Franca e SES de Batatais se destacaram em torneios nacionais de robótica realizados em Goiânia, Alunos do Sesi de Franca e, garantindo vagas para o Mundial da categoria em 2025.

Desempenho da equipe Fernand Robots na SES de Franca

A equipe Fernand Robots, Alunos do Sesi de Franca e, da SES de Franca, conquistou o terceiro lugar na modalidade OBR Resgate da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Nesta modalidade, os alunos montaram e programaram um robô para simular operações de salvamento em cenários de desastres, que precisava navegar por labirintos e identificar vítimas representadas por quadrados coloridos ou letras, classificadas conforme o grau de ferimento. O técnico Breno explicou que o robô deveria localizar as vítimas e deixar kits de resgate no local.

“O nosso robô tem que ser capaz de resolver labirintos e identificar vítimas. Essas vítimas têm alguns nomes, representadas por três quadradinhos com cores verde, amarelo e vermelho, ou as letras Shiu, que representam vítimas muito machucadas, estáveis e machucadas. Nosso robô tem que se locomover por esse labirinto, identificar as vítimas na parede e deixar os kits resgate. A competição simula um desastre que o robô deve ser capaz de resgatar as vítimas.”

A equipe garantiu vaga para o Mundial da Robocup 2025, que será realizado em Salvador, Bahia. Breno destacou a diversidade de perfis dos integrantes e a colaboração entre eles como fatores importantes para o sucesso.

“O que mais destaca na nossa equipe é que temos quatro perfis muito diferentes, que contribuem com ideias únicas e trabalham muito bem em equipe. Isso ajuda a criar um ambiente calmo e a encontrar soluções eficazes e rápidas para os desafios da competição. Estamos muito animados para o desafio do Mundial.”

Equipe Tech Ties da SES de Batatais na categoria OBR Artística

A equipe Tech Ties, da SES de Batatais, também garantiu vaga para o Mundial de 2025, competindo na categoria OBR Artística, que exige criatividade para cantar e dançar junto com a performance do robô. A equipe conquistou o terceiro lugar na etapa nacional.

O técnico Igor relatou a evolução da equipe nas etapas anteriores: quarto lugar na regional com robôs programados em blocos, vitória na estadual com programação em Python e robôs que dançavam, e terceiro lugar na nacional com robôs incorporando conceitos de inteligência artificial. A equipe recebeu nota máxima dos juízes.

“Nossa apresentação abordou cantos e danças da infância, usando músicas como Balão Mágico, Pulte Partizum e Unidunite, que remetem a viagens e nostalgia para o público. Foi uma experiência muito legal para nós três, conquistando o terceiro lugar na nacional.”

Igor destacou a satisfação pelo desempenho da equipe, que participou pela primeira vez da OBR Artística.

“É muito gratificante para a gente, pois foi a primeira vez que a SES participou da OBR Artística e conseguimos evoluir do quarto lugar na regional para primeiro na estadual e terceiro na nacional.”

Informações adicionais

As competições nacionais de robótica em Goiânia foram etapas classificatórias para o Mundial da Robocup 2025, que será realizado no Brasil, em Salvador (BA). As modalidades OBR Resgate e OBR Artística envolvem desafios técnicos e criativos, respectivamente, com foco em programação, robótica e trabalho em equipe.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.