CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ambientalista da USP cobra poder público sobre despejo irregular de lixo

Descarte irregular em bairros de Ribeirão Preto tem afetado poluição no Rio Pardo
despejo irregular de lixo
Descarte irregular em bairros de Ribeirão Preto tem afetado poluição no Rio Pardo

Descarte irregular em bairros de Ribeirão Preto tem afetado poluição no Rio Pardo

O descarte irregular de lixo em Ribeirão Preto causou mais um desastre ambiental, com grande quantidade de resíduos descendo pelo Rio Pardo na terça-feira. A situação, registrada por pescadores e amplamente divulgada nas redes sociais, expõe a fragilidade ambiental da região e a necessidade urgente de ações conjuntas.

Impactos Ambientais Devastadores

A ação humana é a principal responsável por esse problema. Moradores descartam sofás, televisores, restos de móveis e outros objetos inutilizados em córregos e áreas públicas. Com as chuvas, esse lixo é levado para o Rio Pardo, afetando a vida aquática e contaminando os mananciais. O ambientalista e professor da USP, Marcelo Pereira, destaca a péssima gestão de resíduos sólidos, a falta de coleta seletiva e a ausência de um sistema de separação de materiais antes que cheguem aos rios.

Responsabilidades Compartilhadas

A responsabilidade não se limita à população. A prefeitura também precisa melhorar sua atuação na gestão de resíduos sólidos. A falta de uma política eficiente de coleta e reciclagem, aliada à ausência de educação ambiental, contribui para o problema. A Secretaria do Meio Ambiente orienta a população a usar os ecopontos, mas a limpeza frequente realizada pela coordenadoria de limpeza urbana é insuficiente para conter o problema. As multas por descarte irregular variam de R$ 501 a R$ 11.000.

A situação no Rio Pardo é preocupante, pois o rio deságua no Rio Grande, afetando pescadores e a vida aquática em toda a região. A falta de conscientização da população e a ineficiência na gestão de resíduos sólidos resultam em um prejuízo ambiental incalculável a longo prazo. É fundamental que haja uma mudança de comportamento e ações efetivas por parte do poder público para evitar que esse cenário se repita.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.