Medida deveria valer a partir da próxima segunda-feira (16), devido a invasão de crianças no aeroporto
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) revogou a portaria que impedia voos noturnos no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto. A decisão ocorreu após a comprovação de que as melhorias realizadas no entorno do aeroporto surtiram efeito, conforme relatório apresentado pela administração municipal.
Melhorias implementadas e garantias de segurança
Após três reuniões entre a prefeitura, secretários municipais, a Superintendência do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP) e a Polícia Militar, foram comprovadas as melhorias. O superintendente do DAESP, Fábio Calone, destacou a instalação de cerca eletrificada em todo o perímetro do aeroporto, a remoção de aproximadamente 200 árvores e a gestão conjunta com a prefeitura e a Polícia Militar para garantir a segurança do entorno.
Força-tarefa e ações futuras
Uma força-tarefa entre a prefeitura, DAESP e Polícia Militar realiza a limpeza de terrenos próximos ao aeroporto. Em setembro de 2023, a Secretaria de Meio Ambiente já havia retirado 220 árvores para ampliar o espaço. A prefeitura também planeja campanhas educativas para conscientizar a comunidade sobre a importância da manutenção e limpeza da área. Está prevista para o dia 19 de março a abertura de uma licitação para a instalação de cercas elétricas.
Leia também
A ANAC considerava as invasões como principal problema de segurança. Com as medidas implementadas, a restrição aos voos noturnos foi revogada, garantindo maior segurança para aeronaves e moradores. O DAESP, em conjunto com a prefeitura e a Polícia Militar, trabalhou desde 26 de fevereiro na definição e execução das ações para melhorar a segurança no entorno do aeroporto.