Economista e pesquisador Glauco Carvalho explica os motivos de diminuição no ‘Giro do Agro’, com a Naiana Kennedy
Queda nos preços do leite
Depois de meses de aumentos consecutivos, os preços do leite finalmente começaram a cair. Segundo análises do Centro de Inteligência do Leite da Embrapa, houve queda em todos os preços de produtos lácteos, incluindo o valor recebido pelos produtores.
Causas da queda
De acordo com Glauco Carvalho, economista e pesquisador da Embrapa Gado de Leite, a diminuição nos preços se deve a dois fatores principais: a transição de um período de entressafra para um período de safra, o que aumenta a produção; e o aumento das importações, com cerca de 10% da produção nacional importada em setembro. Esses fatores combinados pressionaram os preços do leite no mercado atacadista.
Preços futuros
A queda iniciada em julho já resultou em um recuo próximo de 30% nos preços do leite e do queijo mussarela até o início de outubro. Embora o impacto ao consumidor chegue com um certo atraso, já houve queda nos preços em atrássto (-1,8%) e setembro (-14%), com tendência de queda nos próximos meses.
Leia também
Os preços do leite e seus derivados devem continuar mais baratos nos próximos meses, trazendo um alívio para os consumidores após um período de constantes aumentos.