Segundo a agência, não há possibilidade de regularização do aparelho depois do bloqueio
A partir de amanhã, domingo, as operadoras de São Paulo começarão a bloquear celulares piratas. De acordo com a Anatel, cerca de 51 mil aparelhos estão nessa situação.
Como evitar o bloqueio
Para evitar problemas, é fundamental verificar a procedência do aparelho antes da compra. Desconfie de ofertas abaixo do preço de mercado, principalmente na internet. Exija sempre a nota fiscal. A ausência desse documento indica origem duvidosa e pode causar transtornos futuros.
Celular bloqueado: o que fazer?
Segundo João Zanon, coordenador de regulamentação da Anatel, não há como regularizar um celular bloqueado. Isso se deve a questões de segurança pública e saúde. A recomendação é procurar o vendedor para solicitar a troca por um aparelho regular ou o reembolso do valor pago.
Leia também
Como garantir a compra de um celular legal
A maneira mais segura de evitar prejuízos é comprar celulares homologados pela Anatel em lojas tradicionais e confiáveis. Para quem pretende comprar um celular usado, a Anatel disponibiliza em seu site (anatel.gov.br) uma ferramenta que permite verificar a regularidade do aparelho com base no IMEI (que funciona como o CPF do celular).
Se você recebeu alguma mensagem da Anatel nos últimos dias, seu celular pode ser bloqueado. Lembre-se: não há como regularizar um aparelho irregular.



