Medida será tomada por orientação do escritório regional de defesa agropecuária após morte de cavalos e bois
A vacinação de animais domésticos em Guaíra e Barretos contra a raiva terá início em fevereiro, seguindo orientação do escritório regional de defesa agropecuária. A medida preventiva foi motivada por casos de morte de cavalos e bois nas respectivas cidades, após serem mordidos por morcegos transmissores da doença em dezembro.
Atraso no Início da Campanha
Embora a recomendação inicial da defesa agropecuária fosse o início da vacinação em janeiro, as secretarias municipais informaram que dependem da entrega das vacinas antirrábicas pelo governo estadual para dar início às campanhas.
Expansão da Campanha para Outros Municípios
Além de Guaíra e Barretos, outros 16 municípios da região também passarão pelo processo de controle da raiva animal no próximo mês. A liberação dos medicamentos por parte do estado é aguardada para que as campanhas possam ser iniciadas em fevereiro.
Leia também
Cronograma de Vacinação e Ações em Ribeirão Preto
A Secretaria de Saúde de Guaíra informou que a vacinação na cidade ocorrerá entre os dias 15 e 20 de fevereiro. Em Barretos, a campanha se estenderá por mais tempo, nos dias 27 de fevereiro, 5, 12 e 19 de março. Em Ribeirão Preto, uma ação contra a raiva animal já foi realizada no último sábado, com a vacinação de cães e gatos no bairro Alexandre Balbo, zona leste. A decisão foi tomada após a confirmação de um caso de raiva em um morcego encontrado em dezembro, cujo resultado do exame foi divulgado pelo Instituto Adolf Lutz.
Casos Confirmados no Ano Anterior
No ano passado, foram confirmados 8 casos de raiva em morcegos e 2 casos em gatos domésticos na região.
A vacinação é uma medida essencial para proteger a saúde dos animais e da população contra a raiva.



