Comparado ao mesmo período do ano passado, quando apenas 108 vagas foram criadas, o aumento é de 900%
Os números do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados em 2018 apontam para uma melhora na economia, com Ribeirão Preto registrando a abertura de quase 1.300 vagas de emprego em janeiro. Foram 8.892 admissões contra 7.393 desligamentos.
Setor de Serviços em Destaque
O setor de serviços foi o grande destaque, com a contratação de quase 1.070 funcionários, um aumento próximo de 900% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento é impulsionado, em parte, pelo setor da saúde, com exemplos como o laboratório do empresário Fernando Pinto, que se manteve lotado mesmo aos sábados. A cidade se consolidou como um centro de serviços, atraindo clientes de toda a região, como demonstrado pelo salão de beleza do empresário Eduardo Nazário, que recebe clientes de Ribeirão Preto e cidades vizinhas.
Economia Aquecida e Mercado de Trabalho
O economista Edgarmon Forte Merlo destaca a força do setor de serviços em Ribeirão Preto, atraindo consumidores de uma área de influência com quase três milhões de habitantes. Janeiro de 2018 representou o melhor mês em geração de empregos dos últimos seis anos. Para aqueles em busca de oportunidades, o consultor de recursos humanos Ruxi de Sali recomenda a elaboração de um currículo eficiente e direcionado à área de atuação desejada.
Leia também
Outros Setores e Perspectivas
Além do setor de serviços, a indústria de transformação (393 contratações) e a construção civil (197 contratações) também apresentaram bons resultados. Por outro lado, o comércio (350 vagas fechadas) e a administração pública (8 demissões) registraram redução no número de empregos. A melhora da economia em Ribeirão Preto em 2018 gerou um impacto positivo no mercado de trabalho, com diversos setores apresentando crescimento e novas oportunidades de emprego.



