Venda segue as mesmas regras do comércio presencial com a guia médica original ficando retida para a farmácia
Entrega de medicamentos controlados por delivery: Novas regras da Anvisa
A Anvisa autorizou a entrega por delivery de medicamentos controlados, sujeitos à receita médica. As regras para esse tipo de entrega são as mesmas que se aplicam às vendas presenciais. A farmácia precisa conferir e reter a receita original para validar a venda.
Procedimento para entrega e conferência da receita
Para realizar o pedido, o paciente deverá enviar uma foto da receita para a farmácia, via aplicativo ou mensagem, permitindo a conferência dos dados do médico, assinatura e demais informações essenciais. Receitas digitais, como o e-prescrição, também são aceitas. É fundamental a interação com o farmacêutico para esclarecimentos e orientações sobre o medicamento.
Atendimento e assistência farmacêutica
Ao receber a medicação em casa, o paciente entrega a receita original ao motoboy. Na farmácia, o farmacêutico completa os dados do lote do medicamento e do comprador na receita. Esse procedimento garante o mesmo nível de assistência farmacêutica que o paciente receberia em uma compra presencial, incluindo informações sobre posologia e duração do tratamento. Pacientes com dificuldades de acesso à tecnologia podem realizar seus pedidos por telefone.
Leia também
A nova regra facilita o acesso a medicamentos controlados para aqueles que têm dificuldades de locomoção ou acesso à tecnologia, ampliando o atendimento farmacêutico e garantindo a segurança na dispensação desses medicamentos.



