CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa autoriza o uso da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos

Aplicações são em regime emergencial; infectologista Fernando Crivelenti Vilar comenta a decisão da Agência
Coronavac crianças
Aplicações são em regime emergencial; infectologista Fernando Crivelenti Vilar comenta a decisão da Agência

Aplicações são em regime emergencial; infectologista Fernando Crivelenti Vilar comenta a decisão da Agência

Nesta manhã, conversamos com o infectologista Dr. Ulisses Estrogoff sobre a situação da varíola dos macacos no Brasil, com quatro casos confirmados (dois em Ribeirão Preto e dois em Sertãozinho). Em seguida, discutimos com o Dr. Fernando Crivellente-Vilar a aprovação da vacina CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos.

CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos

A Anvisa liberou o uso da CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos não imunocomprometidas. O Butantan havia solicitado a aprovação em janeiro, mas a Anvisa considerou os dados insuficientes na época. Com novos dados, incluindo estudos de efetividade do Chile e outros países, a aprovação foi concedida. Essa vacina era a única indisponível para essa faixa etária no país.

Benefícios da vacinação e sintomas em crianças

A vacinação protege crianças de formas graves da Covid-19, especialmente relevante após o aumento de casos em 2022. Embora menos comum que em adultos (2020-2021), crianças menores de seis anos também desenvolveram formas graves da doença, necessitando de internação. Diferenciar clinicamente a Covid-19 de outros vírus respiratórios (vírus sincicial ou influenza) em crianças pequenas é difícil. Em casos leves, hidratação e observação podem ser suficientes. Se houver piora, recomenda-se procurar um pediatra.

Imunização coletiva e importância da vacinação

A imunização coletiva requer a vacinação de um grande percentual da população (70-85%) para diminuir a circulação viral, casos graves e internações. Apesar da disponibilidade de vacinas, muitos ainda não tomaram a segunda ou terceira dose, ou sequer iniciaram o esquema vacinal. A recomendação é que todos se vacinem, inclusive com a quarta dose (liberada para maiores de 40 anos), para proteger a si e à comunidade, reduzindo a transmissão e os casos graves.

A entrevista destacou a importância da vacinação não só contra a Covid-19, mas também para outras doenças como a varíola dos macacos, reforçando o apelo à procura pelas unidades de saúde para garantir a imunização da população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.