CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa autoriza os testes em humanos do ‘soro Covid-19’

Objetivo do medicamento, que está sendo desenvolvido pelo Butantan, é amenizar os efeitos do vírus no organismo
soro Covid-19
Objetivo do medicamento, que está sendo desenvolvido pelo Butantan, é amenizar os efeitos do vírus no organismo

Objetivo do medicamento, que está sendo desenvolvido pelo Butantan, é amenizar os efeitos do vírus no organismo

Anvisa aprova testes em humanos de soro contra Covid-19 desenvolvido pelo Instituto Butantan

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta manhã o início dos testes em humanos de um novo medicamento desenvolvido pelo Instituto Butantan para o tratamento da Covid-19. Esta é a última fase de testes antes da possível aprovação para uso definitivo do soro, que visa combater os sintomas graves da doença e curar a infecção em pacientes já contaminados pelo Sars-CoV-2.

Como funciona o soro?

Diferentemente das vacinas, que previnem a doença, o soro atua no tratamento de indivíduos já infectados. O medicamento foi desenvolvido a partir de um vírus da Covid-19 retirado de um paciente brasileiro, que foi posteriormente cultivado e inativado em laboratório, tornando-o incapaz de causar a doença. Após testes em animais (ratos e cavalos), que demonstraram a produção de anticorpos, o plasma sanguíneo dos cavalos foi coletado e processado para a criação do soro.

Próximos passos e expectativas

Os testes em humanos estão previstos para ocorrer em pacientes voluntários do Hospital das Clínicas da USP e em pacientes transplantados do Hospital do Hino, ambos localizados na capital paulista. O Instituto Butantan deve confirmar os locais de realização dos testes nos próximos dias. Com 3 mil frascos prontos, a iniciativa representa mais uma esperança no combate à Covid-19.

O soro representa um avanço significativo no combate à pandemia, oferecendo uma alternativa terapêutica para pacientes já infectados. A aprovação da Anvisa para os testes em humanos é um passo crucial para a avaliação da eficácia e segurança do medicamento, abrindo caminho para uma possível aprovação e disponibilização para a população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.