Iniciativa visa dar mais segurança para quem transita pelos terminais; medida também vale ao Leite Lopes
A Anvisa enviou comunicado a todos os aeroportos do Brasil, orientando sobre medidas sanitárias restritivas contra a transmissão do novo coronavírus. As medidas devem seguir as regras dos governos estaduais e prefeituras, com prazo de 48 horas para adequação.
Medidas Sanitárias em Aeroportos
O comunicado da Anvisa baseia-se em regras de 1999 e esclarece quais orientações devem ser seguidas. Aeroportos devem obedecer às medidas sanitárias locais, sejam elas municipais ou estaduais. Serviços essenciais, como alimentação, farmácias e transportes, devem continuar funcionando, mas com restrições.
Lanchonetes e Restaurantes
Lanchonetes e restaurantes devem manter o distanciamento entre mesas, evitar aglomerações e seguir as diretrizes da RDC 49 da Anvisa (de junho de 2020), que detalha como os serviços de alimentação devem operar durante a pandemia. A Anvisa reforça que todos os funcionários do aeroporto devem promover ações de proteção à saúde pública.
Leia também
Planos de Contingência e Comunicação
A Anvisa também destaca a importância de manter os planos de contingência atualizados para detecção, monitoramento e controle de casos de Covid-19 e outros problemas de saúde pública. A comunicação imediata às autoridades sobre qualquer suspeita é crucial. A agência ressalta a importância da medida, lembrando que os primeiros casos de Covid-19 chegaram ao país por meio dos aeroportos.
A Anvisa buscou homogeneizar as medidas sanitárias em aeroportos de todo o Brasil, considerando os diferentes cenários epidemiológicos e a atuação de órgãos locais. A medida visa garantir que as restrições em vigor sejam as mesmas adotadas pelas autoridades locais, assegurando a uniformidade das ações de prevenção.



