CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa divulga comunicado que exige que aeroportos adotem medidas restritivas dos governos locais

Iniciativa visa dar mais segurança para quem transita pelos terminais; medida também vale ao Leite Lopes
medidas restritivas aeroportos
Iniciativa visa dar mais segurança para quem transita pelos terminais; medida também vale ao Leite Lopes

Iniciativa visa dar mais segurança para quem transita pelos terminais; medida também vale ao Leite Lopes

A Anvisa enviou comunicado a todos os aeroportos do Brasil, orientando sobre medidas sanitárias restritivas contra a transmissão do novo coronavírus. As medidas devem seguir as regras dos governos estaduais e prefeituras, com prazo de 48 horas para adequação.

Medidas Sanitárias em Aeroportos

O comunicado da Anvisa baseia-se em regras de 1999 e esclarece quais orientações devem ser seguidas. Aeroportos devem obedecer às medidas sanitárias locais, sejam elas municipais ou estaduais. Serviços essenciais, como alimentação, farmácias e transportes, devem continuar funcionando, mas com restrições.

Lanchonetes e Restaurantes

Lanchonetes e restaurantes devem manter o distanciamento entre mesas, evitar aglomerações e seguir as diretrizes da RDC 49 da Anvisa (de junho de 2020), que detalha como os serviços de alimentação devem operar durante a pandemia. A Anvisa reforça que todos os funcionários do aeroporto devem promover ações de proteção à saúde pública.

Planos de Contingência e Comunicação

A Anvisa também destaca a importância de manter os planos de contingência atualizados para detecção, monitoramento e controle de casos de Covid-19 e outros problemas de saúde pública. A comunicação imediata às autoridades sobre qualquer suspeita é crucial. A agência ressalta a importância da medida, lembrando que os primeiros casos de Covid-19 chegaram ao país por meio dos aeroportos.

A Anvisa buscou homogeneizar as medidas sanitárias em aeroportos de todo o Brasil, considerando os diferentes cenários epidemiológicos e a atuação de órgãos locais. A medida visa garantir que as restrições em vigor sejam as mesmas adotadas pelas autoridades locais, assegurando a uniformidade das ações de prevenção.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.