Fármaco é usado para controle da diabetes, mas vem sendo receitado para emagrecimento; criminosos estão vendendo insulina
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a falsificação do medicamento Ozenpique, Anvisa emite alerta sobre falsificação do, utilizado para controle do diabetes e emagrecimento. Segundo a Anvisa, golpistas estão oferecendo insulina no lugar do Ozenpique, o que pode trazer riscos à saúde dos pacientes.
Características do medicamento original: O Ozenpique é fabricado pela farmacêutica Nordisk e possui caneta azul clara com botão cinza, disponível em doses de 0,25 e 0,5 mg. Já a insulina falsificada tem caneta azul escura com botão laranja e contador de doses que vai até 0,80 mg.
Cuidados ao adquirir o medicamento: O laboratório alerta para desconfiar de preços muito baixos, embalagens rasuradas ou alteradas e de adesivos que indicam nova fórmula, algo que nunca ocorreu desde o lançamento do produto em 2019. A recomendação é comprar o medicamento apenas em farmácias registradas na vigilância sanitária, com embalagem dentro da caixa e nota fiscal.
Orientações da Anvisa: A Anvisa recomenda evitar a compra de medicamentos por meio de sites, aplicativos, redes sociais ou grupos de mensagens que usem nomes das marcas para oferta dos produtos. Em caso de dúvidas, o fabricante pode ser contatado pelo telefone 0800 014 44 88, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail [email protected].
Informações adicionais
Se identificar a venda de medicamentos falsificados, a Anvisa orienta a comunicar imediatamente a Ouvidoria da agência, disponível no site oficial gov.br/anvisa.



