CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa libera venda de medicamento à base de maconha

Tarja preta e com venda apenas sob prescrição médica, remédio será usado no tratamento de esclerose múltipla
medicamento à base de maconha
Tarja preta e com venda apenas sob prescrição médica, remédio será usado no tratamento de esclerose múltipla

Tarja preta e com venda apenas sob prescrição médica, remédio será usado no tratamento de esclerose múltipla

O Metatil, medicamento à base de Cannabis sativa, foi aprovado no Brasil para o tratamento da esclerose múltipla, doença que afeta cerca de 35 mil brasileiros. Sua comercialização, sob o nome de Taja Preta, será feita apenas com prescrição médica.

Eficácia e aprovações internacionais

A eficácia do Metatil foi comprovada em estudos clínicos com mais de 1.500 pacientes, e o medicamento já recebeu aprovação em outros 28 países. Embora seja o primeiro remédio à base de canabidiol comercializado oficialmente no Brasil, o país já possui experiência com o uso medicinal da cannabis.

Histórico do uso medicinal da cannabis no Brasil

Antes do Metatil, pacientes com crises convulsivas lutaram na justiça pelo direito de usar derivados da maconha em seus tratamentos. Um caso emblemático envolveu um menino de 10 anos com síndrome de Dravet, que obteve significativa melhora após iniciar o tratamento com óleo de cannabis em 2015, conseguindo controlar suas crises convulsivas crônicas e apresentando melhora cognitiva significativa. O uso do óleo de cannabis também é estudado para outras doenças, como Parkinson.

Pesquisas e estudos em andamento

Pesquisas na UFSCar investigam o uso do óleo de cannabis no tratamento do Parkinson, mostrando resultados promissores na melhora da qualidade de vida dos pacientes. Estudos futuros irão avaliar a redução da ansiedade e tremores em pacientes com Parkinson através de uma dose única do medicamento. É importante ressaltar que o óleo de cannabis não é um medicamento de venda livre e sua aquisição requer autorização judicial após avaliação médica.

A Anvisa, em novembro de 2023, simplificou a comercialização de medicamentos à base de óleo de cannabis, desde que os laboratórios cumpram as normas de dosagem. Produtos com concentrações acima do permitido continuam proibidos no país.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.