Segundo Governo Paulista, agência teria paralisado estudos por motivos políticos.
Após a suspensão e posterior retomada dos testes da CoronaVac, vacina desenvolvida pela Sinovaqui em parceria com o Instituto Butantan, representantes da Anvisa e do Butantan participam de audiência pública no Congresso Nacional.
Entenda o caso
A audiência, na Comissão Mista que acompanha a epidemia de Covid-19 no Brasil, foi convocada após a Anvisa suspender a aplicação da CoronaVac em novos voluntários. A decisão, tomada após a morte de um voluntário, foi considerada preventiva pela agência. No entanto, o governo paulista questionou a decisão, levantando suspeitas de uso político.
Retomada dos testes e investigações
Após receber mais detalhes e com a recomendação do comitê internacional independente que acompanha a pesquisa, a Anvisa liberou a retomada dos testes. Laudo do Instituto Médico Legal de São Paulo apontou intoxicação por opióides e álcool como causa da morte do voluntário, sem descartar a possibilidade de suicídio.
Leia também
Audiência pública
Senadores e deputados buscam esclarecimentos sobre a conduta da Anvisa, questionando a possibilidade de uso político na decisão de suspensão dos testes. A audiência pública pode ser acompanhada online pelo site senado.leg.br/ecidadania, a partir das 9h30.



