CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa participa de audiência para explicar suspensão de testes da CoronaVac

Segundo Governo Paulista, agência teria paralisado estudos por motivos políticos.
suspensão CoronaVac
Segundo Governo Paulista, agência teria paralisado estudos por motivos políticos.

Segundo Governo Paulista, agência teria paralisado estudos por motivos políticos.

Após a suspensão e posterior retomada dos testes da CoronaVac, vacina desenvolvida pela Sinovaqui em parceria com o Instituto Butantan, representantes da Anvisa e do Butantan participam de audiência pública no Congresso Nacional.

Entenda o caso

A audiência, na Comissão Mista que acompanha a epidemia de Covid-19 no Brasil, foi convocada após a Anvisa suspender a aplicação da CoronaVac em novos voluntários. A decisão, tomada após a morte de um voluntário, foi considerada preventiva pela agência. No entanto, o governo paulista questionou a decisão, levantando suspeitas de uso político.

Retomada dos testes e investigações

Após receber mais detalhes e com a recomendação do comitê internacional independente que acompanha a pesquisa, a Anvisa liberou a retomada dos testes. Laudo do Instituto Médico Legal de São Paulo apontou intoxicação por opióides e álcool como causa da morte do voluntário, sem descartar a possibilidade de suicídio.

Audiência pública

Senadores e deputados buscam esclarecimentos sobre a conduta da Anvisa, questionando a possibilidade de uso político na decisão de suspensão dos testes. A audiência pública pode ser acompanhada online pelo site senado.leg.br/ecidadania, a partir das 9h30.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.