Em 2023, agência recebeu diversas reclamações sobre efeitos colaterais de produtos deste tipo; confira como evitar transtornos
Neste Carnaval, quem pretende usar sprays para modelar os cabelos deve ficar atento aos alertas da Anvisa.
Riscos dos Sprays Capilares
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou o alerta sobre os cuidados com o uso de sprays para modelar, fixar ou texturizar os cabelos, após receber diversas reclamações de efeitos colaterais graves em 2022. A venda de diversas marcas chegou a ser proibida, mas atualmente apenas produtos licenciados pela Anvisa estão liberados.
Recomendações da Anvisa
A principal orientação é utilizar somente sprays capilares liberados pela Anvisa. A lista completa de produtos autorizados está disponível no site gov.br/anvisa. Além disso, a Anvisa recomenda: ler atentamente o rótulo e seguir as instruções do fabricante; testar o produto em uma pequena área da pele antes do primeiro uso para verificar possíveis reações alérgicas; evitar o uso em caso de irritação pré-existente na pele; aplicar o produto de forma moderada e em pequenas quantidades; evitar o contato com os olhos; e inclinar a cabeça para trás ao remover o produto durante o banho. Em caso de contato com os olhos, lave a região com água corrente por, pelo menos, 15 minutos. Qualquer problema deve ser notificado à Anvisa pelo site do governo (gov.br) e um médico deve ser consultado.
Leia também
Priorizar a segurança e o bem-estar durante a folia é fundamental. Ao seguir essas recomendações, você garante um Carnaval mais tranquilo e divertido.



