Adriana Silva comenta um pouco dos eventos que aconteciam na cidade no ‘Cidades e Suas Histórias’; fique por dentro!
O carnaval de Ribeirão Preto: um mergulho na história dos blocos e clubes
Do passado aos dias atuais: um panorama do carnaval ribeirão-pretano
O carnaval em Ribeirão Preto sempre ofereceu diversas opções de diversão. Antigamente, os clubes sociais, como Regatas, Recreativa, Palestra Itália e Pamema, promoviam bailes e matinês carnavalescas, com fantasias e muita animação. Com o declínio dessas festas nos clubes, os blocos de rua ganharam destaque, tornando-se o principal espaço de celebração para muitos ribeirão-pretanos.
Blocos históricos e contemporâneos: um resgate cultural
Um dos blocos mais antigos e icônicos de Ribeirão Preto é o Bloco das Piranhas, conhecido na década de 1970 por sua tradição de homens se vestindo de mulheres. Já nos anos 2000, surgiram os Alegrões, com uma proposta diferente, resgatando marchinhas carnavalescas e utilizando fantasias mais simples (camisetas e shorts). Os Alegrões chegaram a produzir um CD com suas marchinhas, mas encerraram suas atividades em 2016. Mais recentemente, o Bloco Berro, com forte ligação ao Cine Clube Calhau, retomou seus desfiles em 2025, mantendo a tradição das marchinhas e temáticas anuais. Outros blocos, como o Afochêuro Milá (que completa três anos em 2025), o Bloco da Purpurina, o Carnahawk, o Bloco do Baixo Centro e o Bloco Sai Sara, contribuem para a rica diversidade do carnaval de rua da cidade, com destaque para a representatividade afro presente no Afochêuro Milá.
Leia também
O carnaval de 2025 e o futuro das festividades
Após a pausa imposta pela pandemia, o carnaval de Ribeirão Preto em 2025 apresenta uma programação diversificada, com bandas, blocos tradicionais e novos, e eventos solidários. A resiliência dos blocos e a variedade de opções demonstram a vitalidade da cultura carnavalesca na cidade, mantendo viva a tradição e a alegria desta festa popular.