CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao menos 14 cidades da região seguem com o ensino municipal remoto

Em Ribeirão Preto uma liminar impede o retorno presencial; aulas da rede estadual foram retomadas
ensino remoto municipal
Em Ribeirão Preto uma liminar impede o retorno presencial; aulas da rede estadual foram retomadas

Em Ribeirão Preto uma liminar impede o retorno presencial; aulas da rede estadual foram retomadas

As aulas presenciais retornaram em algumas escolas públicas estaduais, mas muitas escolas municipais seguem com o ensino remoto. Um levantamento da IPTv apontou que, em pelo menos 14 cidades da região, não há previsão para a volta às aulas presenciais na rede municipal. Entre elas estão Kajuru, Cravinhos, Cristais Paulista, Guaira, Puan, Orlândia, Pitangueiras, Pontão, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Sertãozinho, Tayuva e Vista Alegre do Alto.

Retorno em Ribeirão Preto e os desafios

Em Ribeirão Preto, as aulas presenciais estão suspensas desde a última segunda-feira devido a uma ação movida pelos sindicatos de servidores. A prefeitura contratou infectologistas para avaliar as condições sanitárias das escolas e a vacinação completa dos educadores é uma exigência para o retorno. A data da volta às aulas presenciais depende de uma audiência entre sindicalistas, prefeitura e a justiça do trabalho.

Situação em outras cidades e os impactos do ensino remoto

Em Sertãozinho, a secretária de educação afirma que as escolas estão em processo de adequação aos protocolos sanitários e que o retorno só deve ocorrer em setembro, após a vacinação completa dos profissionais da educação. O ensino remoto apresenta dificuldades, com pais tendo que se dividir entre trabalho e o auxílio aos filhos nos estudos. Alunos relatam dificuldades de concentração em casa, impactando no aprendizado. Um especialista em educação destaca os prejuízos causados pela pandemia, com 80% dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental não sabendo ler ou escrever, apontando a necessidade de estratégias de recuperação.

A volta às aulas e os desafios da pandemia

Pelo menos 13 cidades da região definiram setembro como mês para o retorno às aulas, após a vacinação completa dos professores. A evasão escolar é uma preocupação, pois muitos estudantes não têm condições de acompanhar o ensino remoto. Em Serrana, as aulas presenciais foram suspensas em três escolas municipais após seis casos de Covid-19 confirmados em crianças e adolescentes. As atividades presenciais foram suspensas por dez dias para desinfecção, seguindo um protocolo da vigilância epidemiológica. O retorno está previsto para 9 e 13 de atrássto. Apesar de Serrana ter sido uma das primeiras cidades a vacinar toda a população adulta, a circulação do vírus ainda gera insegurança, mesmo com a divisão dos alunos em grupos e alternância entre aulas presenciais e remotas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.