Percentual está acima da média nacional de 11%; de acordo com o Sincovarp, população deixou para fazer compras em dezembro
Compras de Natal de última hora em Ribeirão Preto e região
Um estudo do Centro de Pesquisas do Varejo, mantido pelo Cincovap, revelou que 25% dos consumidores de Ribeirão Preto e região deixam as compras de Natal para a última hora. Esse índice supera a média nacional, que é de 11%, segundo dados do SPC Brasil.
Mudança no comportamento do consumidor
De acordo com Diego Gali Alberto, pesquisador e coordenador do Centro de Pesquisas, a chegada da Black Friday ao Brasil alterou o planejamento de fim de ano dos consumidores. As compras se tornaram mais diluídas, distribuídas entre o pagamento da primeira parcela do 13º salário em novembro (coincidindo com a Black Friday) e as compras de última hora em dezembro (próximas ao pagamento da segunda parcela do 13º).
Impacto no comércio local
Muitos consumidores antecipam alguns presentes durante a Black Friday para, posteriormente, complementar as compras perto do Natal. Esse comportamento intensifica o movimento nas lojas de Ribeirão Preto no fim do ano, como observado pelo estudo.
Leia também
O aumento das compras de última hora em Ribeirão Preto e região demonstra uma tendência de consumo impulsionada pela Black Friday e pelo pagamento do 13º salário, impactando diretamente o comércio local no período natalino.



