CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao menos três hospitais da região atingiram 100% da taxa de ocupação de UTI para Covid-19

Hospital Estadual de Serrana, Santa Casa de Sertãozinho e a Santa Casa de Monte Alto não têm mais leitos disponíveis
ocupação UTI Covid-19
Hospital Estadual de Serrana, Santa Casa de Sertãozinho e a Santa Casa de Monte Alto não têm mais leitos disponíveis

Hospital Estadual de Serrana, Santa Casa de Sertãozinho e a Santa Casa de Monte Alto não têm mais leitos disponíveis

Leitos de UTI lotados em Ribeirão Preto

Ao menos três hospitais públicos de Ribeirão Preto registraram ocupação de 100% dos leitos de UTI adulto para Covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde divulgados esta semana. Um hospital chegou a 90% de ocupação. A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto reportou taxa de ocupação de leitos de UTI-CTI em 84,7% (131 leitos disponíveis) e de 71,2% nos leitos de enfermaria (219 leitos).

Situação crítica na região

Em toda a região de Ribeirão Preto, a média de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 é de 68,93%, com 87,3% das 103 vagas ocupadas. Os hospitais estaduais de Serrana, a Santa Casa de Sertãozinho e a Santa Casa de Monte Alto estão com lotação máxima na UTI. Em Ribeirão Preto, a Santa Casa apresenta a situação mais preocupante, com 90% de sua UTI comprometida. O Hospital Beneficência Portuguesa, Hospital das Clínicas e Santa Lídia registram taxas entre 66% e 75% de ocupação.

Análise médica e impacto da disseminação

Um infectologista do Hospital do Coração comentou sobre o aumento das internações, destacando que, embora a Covid-19 seja uma doença banal para a maioria, podendo se manifestar como um resfriado ou gripe, para alguns indivíduos ela pode se agravar e levar à morte. Ele ressaltou que a doença possui um espectro clínico amplo, indo de infecções inaparentes a casos graves que necessitam de internação em UTI. Essa característica, segundo o médico, facilita a disseminação, pois pessoas com sintomas leves continuam circulando e podem transmitir o vírus a indivíduos mais suscetíveis.

A região de Ribeirão Preto já ultrapassou 5 mil casos confirmados de Covid-19 em 62 cidades, com 184 mortes registradas. As cidades estão sob avaliação do governo estadual, considerando tanto o número de infectados e mortes quanto o impacto econômico para a retomada das atividades.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.